André Fernandes (PL) perdeu o segundo turno à prefeitura de Fortaleza, Ceará, para Evandro Leitão (PT). A votação foi acirrada até o fim da apuração.
Com 100% das urnas apuradas na capital cearense, Leitão foi eleito com 50,38% dos votos válidos, contra 49,62% de Fernandes — a diferença foi de 10,8 mil votos.
Quem é André Fernandes
Prestes a completar 27 anos, é deputado federal pelo Ceará desde 2022. Em 2018, aos 21 anos, foi eleito deputado estadual, seu primeiro cargo público legislativo.
Nascido em Iguatu, no centro-sul do Estado, Fernandes é filho do deputado estadual Alcides Fernandes, que também é pastor da Assembleia de Deus. Sua mãe é vendedora.
Ele é formado em ciência política e cursa bacharelado em relações internacionais e pós-graduação em direito constitucional. Fernandes também é pós-graduado em gestão pública e tem tecnólogo em marketing.
Aproximação com Jair Bolsonaro
Em 2018, André foi convidado pelo então candidato à presidência Jair Bolsonaro para concorrer à Assembleia Legislativa do Ceará. Naquele pleito, foi o deputado estadual mais votado no Estado e o mais jovem eleito do Brasil.
Fernandes pauta sua campanha por costumes conservadores, defesa da polícia, da redução de impostos e oposição ao aborto, às drogas e ao que chama de "ideologia de gênero".