Em balanço apresentado na tarde deste domingo (27), a Polícia Federal (PF) afirma que 19 pessoas foram detidas por suposta prática de crimes eleitorais neste segundo turno das eleições municipais. As informações são do portal g1.
A PF, no entanto, não detalha quais foram os crimes cometidos e em quais cidades as ocorrências foram registradas, apenas informa que casos ocorreram no Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Tocantins e Rio de Janeiro.
Segundo levantamento do Ministério da Justiça, um eleitor foi preso por propaganda irregular. O local em que a prisão foi efetuada também não foi especificado.
Esses foram os primeiro balanços divulgados pelo governo federal sobre o domingo de segundo turno em 51 municípios brasileiros.
— A eleição deste segundo turno está sendo muito mais tranquila do que no primeiro, até em razão dos números (menos cidades), e também a um trabalho preventivo que foi feito — disse diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, em pronunciamento no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, montado pelo Ministério da Justiça.
Até a última atualização desta reportagem, foram apreendidos R$ 93,6 mil em bens e valores.
Para fiscalizar as eleições municipais e garantir a segurança do pleito, o governo montou uma operação especial. Segundo o Ministério da Justiça, cerca de 23 mil agentes foram mobilizados para atuação neste segundo turno.