Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, terá novo prefeito a partir de janeiro. Com 53,32% dos votos, Gustavo Finck (PP), 44 anos, foi o vencedor da disputa deste domingo (6).
Atrás de Finck, Tarcísio Zimmermann (PDT) fez 19,01% dos votos, seguido por Tânia da Silva (MDB), com 13,98%. Outras duas chapas também se candidataram à eleição para a prefeitura de Novo Hamburgo neste ano. Fufa Azevedo (PT) fez 7,20% dos votos, e Raizer Ferreira (PSDB) 6,50%.
Formado em Gestão Pública, Gustavo Finck é empresário e promotor de eventos. Em 2020, elegeu-se para seu primeiro mandato como vereador no município.
Finck é natural de Novo Hamburgo, filho do ex-vereador Carlos Finck. Como vereador, conduziu sua atuação com foco em áreas como empreendedorismo, educação e esporte e lazer.
A atual prefeita de Novo Hamburgo é Fátima Daudt (MDB), que apoiou neste ano a candidata do seu partido, Tânia da Silva. Como exerceu o cargo por dois mandatos seguidos, desde janeiro de 2017, Fátima não tinha a possibilidade de concorrer novamente neste ano.
Novo Hamburgo tinha 179.306 eleitores aptos a votar nas eleições municipais deste ano, mas somente 128.574 compareceram às urnas. O município do Vale do Sinos é o sétimo maior colégio eleitoral do Estado.