Sete urnas eletrônicas precisaram ser substituídas em Caxias do Sul neste domingo (30). Duas trocas foram realizadas na 16ª zona eleitoral: na seção 404 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luciano Corsetti, no bairro Kayser, e na seção 307 do colégio La Salle Carmo, no Centro. Outros três equipamentos foram trocados na 169ª zona eleitoral: na seção 319 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sete de Setembro, em São Luiz da Sexta Légua, e nas seções 215 e 216 da Escola Municipal Erny de Zorzy, em Vila Oliva.
É a primeira vez, desde a eleição de 2006, que uma urna precisou ser trocada em um distrito da cidade. A sexta e a sétimas substituições ocorreram na seção 567, na Escola Estadual Ivanyr Euclinia Marchioro, no bairro Jardelino Ramos, e na seção 458, na Escola Madre Assunta, no bairro Jardim Eleitoral.
Conforme a juíza da 136ª zona eleitoral, Taíse Velasquez Lopes, os equipamentos apresentaram problema de travamento e nas impressoras. A eleição transcorre com tranquilidade, pela manhã, sem nenhum registro de crime eleitoral, segundo a juíza.
— Nenhuma intercorrência, nada de boca de urna. Uma manhã tranquila, não temos notícia também de filas excessivas — destacou.
No caso de Vila Oliva a necessidade de substituir duas das quatro urnas da Escola Erny de Zorzi será investigada pelo Cartório Eleitoral de Caxias do Sul ao final da eleição. A informação é do chefe do cartório, Edson Borowski, que suspeita que uma pane elétrica tenha danificado os equipamentos. Ainda segundo ele, uma terceira urna precisou ser retirada da energia elétrica e funciona através da bateria, com autonomia de 12 horas.
— As duas primeiras urnas simplesmente desligaram e não foi possível reiniciá-las. Achamos que pode ter relação à energia elétrica. A empresa será chamada para fazer o conserto e, aí, teremos um diagnóstico mais preciso do que aconteceu — explicou Borowski.
São 1.094 urnas em Caxias do Sul. Na Serra, quatro urnas foram sorteadas para auditoria: em Nova Prata, Farroupilha, Vacaria e Gramado. A de Gramado foi sorteada para teste de autenticidade, realizado antes da votação.