A propaganda eleitoral retorna às ondas do rádio e da televisão nesta sexta-feira (7) para os candidatos que disputam o segundo turno das eleições. Porém, neste primeiro momento, as inserções serão apenas dos postulantes à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Os concorrentes ao Palácio Piratini apresentarão os seus programas somente no final da próxima semana.
Lula e Bolsonaro contarão com dois blocos diários de 10 minutos cada no rádio e na televisão, de segunda a sábado, distribuídos de forma igual entre os dois candidatos — ou seja, em cada bloco, cada um terá cinco minutos para apresentar as suas propostas. Além disso, terão direito a 25 minutos de propaganda durante os comerciais da programação, com inserções variando entre 30 e 60 segundos.
De acordo com regra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a propaganda eleitoral gratuita começará por quem recebeu mais votos no primeiro turno das eleições. Por isso, o programa de Lula, nesta sexta-feira, será o primeiro a ser exibido. Depois, começa uma alternância, que seguirá até o fim do horário eleitoral gratuito, em 28 de outubro, antevéspera das eleições.
Os horários para os presidenciáveis:
- No rádio, das 7h às 7h10min e das 12h às 12h10min.
- Na TV, das 13h às 13h10min e das 20h30min às 20h40min.
As campanhas de Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB) pelo governo do Estado, em comum acordo, pediram adiamento do reinício de suas respectivas propagandas eleitorais para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS).
Assim, os programas dos candidatos serão veiculados a partir da próxima quinta-feira (13), seguindo as mesmas regras dos postulantes à Presidência e entrando logo após as apresentações de Lula e de Bolsonaro. Isso ampliará o horário eleitoral para 20 minutos diários, além de acrescentar 25 minutos de inserções ao longo das programações do rádio e da televisão.