Comemorado em 28 de outubro, o Dia do Servidor Público terá seu ponto facultativo deslocado pelo governo do Rio Grande do Sul neste ano. Pessoas que atuam em órgãos estaduais poderão escolher não trabalhar em 14 de novembro. A data cai em uma segunda-feira e marca a véspera do feriado da Proclamação da República.
A medida ocorre em razão da proximidade da celebração com o segundo turno das eleições, marcado para o dia 30, um domingo. Durante evento para divulgar a antecipação do 13º salário salário, o governador Ranolfo Vieira Júnior lembrou que o adiamento do benefício serve para que as pessoas não estejam fora de suas cidades no dia do pleito, já que muitos utilizam a folga para viajar.
— Aproveito para relembrar o deslocamento do ponto facultativo do Dia do Servidor Público, que é comemorado em 28 de outubro, que este ano é na sexta-feira antevéspera do pleito, com o objetivo de evitarmos abstenções maiores no ano eleitoral — afirma Ranolfo.
O deslocamento do ponto facultativo para servidores não é novidade. Em 2016, a data também foi alterada por ocorrer na antevéspera das eleições municipais. Na época, também houve a transferência para 14 de novembro.
Já no ano passado, a data foi modificada para 1º de novembro, véspera de Finados. Com isso, foi possível proporcionar um feriadão ao funcionalismo, levando em conta que o dia 28 caiu em uma quinta-feira.
Para estabelecer a nova data em em 2022, o Piratini alterou decreto que determina os pontos facultativos no calendário. A mudança foi assinada na última sexta-feira (14).