O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, votou na manhã deste domingo (30) em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. O petista chegou à Escola Estadual João Firmino Correia de Araújo por volta das 9h15min.
Lula foi à seção acompanhado do candidato a vice, Geraldo Alckmin (PSB), do candidato ao governo de São Paulo Fernando Haddad (PT) e da presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann. A esposa, Janja, e políticos aliados, como Guilherme Boulos (Psol) e Marina Silva (Rede), também estiveram presentes.
— Hoje, possivelmente, seja o dia 30 de outubro mais importante da minha vida e acho que é um dia muito importante para o povo brasileiro, porque hoje o povo está definindo o modelo de Brasil que ele deseja, o modelo de vida que ele quer — disse Lula à imprensa.
O petista disse que, se ganhar as eleições, uma das suas primeiras iniciativas será conversar com todas as forças políticas, mas que ainda não sabe se haverá uma transição.
— Eu vou ter aproximadamente dois meses até a posse, se eu ganhar. Não é um tempo muito grande e eu não sei se o (atual) governo vai querer fazer. E, antes de tomar posse, se eu ganhar as eleições, eu quero fazer uma viagem para alguns países simbólicos — disse.
Em coletiva, o candidato criticou a atitude da deputada federal reeleita Carla Zambelli (PL), que correu armada atrás de um homem em São Paulo, no sábado (29).
— O que nós vimos ontem, mostrado por uma deputada, é o Brasil que nós não queremos. Nós estamos lutando para ter um país civilizado, onde as pessoas se respeitem. Onde uma deputada não precisa andar armada, puxar uma arma e sair correndo atrás de um cidadão. Isso é uma demonstração de uma força de ignorância, de falta de respeito e de civilidade. Foi uma cena grotesca. A Justiça proibiu as pessoas de andarem armadas, muito menos uma deputada — destacou.
Lula declarou que uma das primeiras iniciativas do seu governo, se eleito, será abrir o diálogo com todos os países:
— Eu não consigo enxergar o Brasil separado da América do Sul e da América Latina. Por isso, vamos reconstruir o Mercosul e a Unasul, se os outros presidentes quiserem e se nós ganharmos as eleições.
Lula também disse que, se vencer, vai chamar empresários e trabalhadores para conversar.
Após votar, o candidato foi para sua residência, em São Paulo, e depois vai se deslocar ao Hotel Novotel São Paulo Jaraguá Conventions, no centro da capital paulista, no período da tarde, para acompanhar a apuração a partir das 17h. O petista deve realizar um pronunciamento por volta das 20h30min, tendo em vista os resultados parciais divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).