O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, voltou a prometer que, se eleito, retomará o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Minha Casa Minha Vida.
O PAC foi criado em 2007, durante o segundo mandato de Lula, voltado a investimentos em infraestrutura, saneamento, habitação, transporte e energia.
— Vamos voltar a fazer muito investimento em infraestrutura com PAC. Inauguramos 13 mil obras do PAC e vamos recuperar financiamentos para retomar 14 mil obras — disse Lula, nesta segunda-feira (10), em entrevista à Super Rádio Tupi, do Rio de Janeiro.
O ex-presidente falou novamente sobre a retomada do Minha Casa Minha Vida e criticou o atual programa habitacional do governo Bolsonaro, o Casa Verde e Amarela.
— Queria que vocês encontrassem uma casa verde e amarela. Contratamos mais de 224 mil casas até 2016 no Minha Casa Minha Vida. Foram entregues 110 mil e o restante estava para ser construído. Até agora não sei uma casa que ele construiu — criticou.
Lula afirmou que a retomada do Minha Casa Minha Vida será destinada, principalmente, à população de baixa renda.
— Vamos retomar o programa subsidiando a camada mais pobre que não pode pagar. Isso está na Constituição e vamos garantir que todo mundo tenha direito a moradia — defendeu o ex-presidente.
Voltado ao público carioca, o candidato petista prometeu também recuperar a indústria naval com a construção local de sondas para a Petrobras com componentes nacionais a fim de estimular a geração de emprego e renda.
— O Brasil vai voltar a ser espelho do mundo. Minha eleição é a primeira chance de trazer investimento do Exterior ao Brasil, não para comprar nossas empresas, mas para trazer empresa novas ao país — afirmou Lula.