Minutos após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva ser confirmada, no início da noite deste domingo (30), líderes mundiais já estavam deixando suas felicitações ao político do PT por sua terceira vitória eleitoral no Brasil. Representantes da China e da Alemanha, dois parceiros comerciais importantes para o Brasil, registraram suas congratulações ao presidente eleito (veja no vídeo acima).
Em nota emitida pela embaixada dos Estados Unidos no país, Joe Biden deu os parabéns a Lula e destacou que as eleições brasileiras foram livres, justas e confiáveis. "Espero trabalharmos juntos para continuar a cooperação entre nossos países nos próximos meses e anos", concluiu.
A mensagem também foi publicada nas redes sociais do americano, em inglês.
Entre os primeiros a reconhecer Lula nas redes sociais estiveram o presidente argentino Alberto Fernandez e sua vice-presidente, Cristina Kirchner, que publicaram fotos ao lado de Lula em seus respectivos perfis no Twitter.
"Parabéns, Lula! Sua vitória abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e futuro que começa hoje. Aqui você tem um parceiro para trabalhar e sonhar alto com a boa vida de nossos povos", escreveu Fernández. "Depois de tantas injustiças que você viveu, o povo do Brasil o elegeu e a democracia triunfou. Sonhos da América Latina."
"Hoje mais do que nunca, amor e muita felicidade. Obrigado povo do Brasil. Obrigado, camarada Lula, por devolver alegria e esperança à nossa América do Sul", completou Cristina.
O presidente francês Emmanuel Macron deixou uma mensagem em português em seu perfil oficial no Twitter: "Parabéns, caro Lula, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países."
Primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau destacou que a voz do povo brasileiro foi ouvida. "Estou ansioso para trabalhar com Lula para fortalecer a parceria entre nossos países, entregar resultados para canadenses e brasileiros e avançar em prioridades compartilhadas – como proteger o meio ambiente. Parabéns, Lula!", completou.
O presidente espanhol Pedro Sanchez, por sua vez, afirmou a Lula que espera que eles "trabalhem juntos pela justiça social, igualdade e contra as mudanças climáticas". "Seus sucessos serão os do povo brasileiro", acrescentou.
Primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese enviou suas congratulações e afirmou esperar trabalhar junto de Lula em questões relacionadas à proteção ambiental.
"Já tive a oportunidade de felicitar calorosamente Lula pela sua eleição como Presidente da República do Brasil. Encaro com grande entusiasmo o nosso trabalho conjunto nos próximos anos, em prol de Portugal e do Brasil, mas também em torno das grandes causas globais", escreveu António Costa, primeiro-ministro de Portugal.
Entre os líderes latino-americanos, também se expressou publicamente o presidente do Chile, Gabriel Boric, que também compartilhou a foto publicada por Lula com a legenda: "Lula. Alegria!".
"Lula venceu, povo abençoado do Brasil. Haverá igualdade e humanismo", afirmou Andrés Manuel López Obrador, presidente do México.
"Parabéns irmão, Lula, eleito presidente do Brasil! Sua vitória fortalece a democracia e a integração latino-americana. Temos certeza de que você conduzirá o povo brasileiro pelo caminho da paz, do progresso e da justiça social", declarou o presidente da Bolívia, Luis Arce.
Já o líder de Cuba, Miguel Díaz-Canel, felicitou Lula "em nome do governo e do povo cubano, que celebra sua grande vitória em favor da unidade, da paz e da integração latino-americana e caribenha".
Presidente da República do Panamá, Nito Cortizo também estendeu suas saudações ao povo brasileiro, destacando que espera que os dois países "continuem trilhando juntos o caminho da amizade e da cooperação em benefício de nossas nações".
Mais sucinto, o presidente colombiano Gustavo Petro publicou uma mensagem breve antes mesmo do resultado oficial, afirmando: "Viva Lula."
"O Peru parabeniza o presidente eleito do Brasil, o camarada Lula, trabalhador, sindicalista, lutador. Sua vitória é essencial para fortalecer a unidade da América Latina e a justiça social da Grande Pátria", escreveu o presidente peruano, Pedro Castillo.
Já o líder uruguaio Luis Lacalle Pou destacou que deseja trabalhar ao lado de Lula por um "Mercosul moderno e aberto ao mundo". "Da mesma forma, esperamos continuar e melhorar as excelentes relações bilaterais", completou o presidente.