O repórter cinematográfico Rogério de Paula, da Inter TV, afiliada da TV Globo, foi agredido neste domingo (23) por apoiadores do ex-deputado federal Roberto Jefferson e do presidente Jair Bolsonaro (PL). O ato ocorreu durante a cobertura da prisão do ex-parlamentar, em Comendador Levy Gasparian, no interior do Rio de Janeiro.
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o momento que o cinegrafista leva socos, cai no chão e bate a cabeça contra o solo. De acordo com o portal G1, ele sofreu um choque em um local onde já tinha passado por uma cirurgia, na cabeça. Por isso, teria apresentado um princípio de convulsão no local.
Ainda conforme a publicação, o cinegrafista, de 59 anos, foi levado para o Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Três Rios, para exames. Ele passa bem e não apresentou sangramentos, mas deve passar a noite na UTI em observação.
A Polícia Civil abriu inquérito para investigar o caso. O autor das agressões foi identificado, mas ainda não foi localizado.
Em nota, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) repudiou as agressões sofridas pelo cinegrafista e disse que "nada justifica tamanha violência contra um profissional da imprensa em pleno exercício da atividade jornalística".
Confira a nota da Abert na íntegra:
A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) repudia com veemência as agressões sofridas pelo cinegrafista Rogério de Paula, da InterTV, afiliada da TV Globo em Comendador Levy Gasparian (RJ), neste domingo (23).
Durante cobertura da prisão do ex-deputado federal Roberto Jefferson, Rogério de Paula levou um soco de apoiadores do parlamentar e, ao cair no chão, bateu fortemente a cabeça contra o solo. A câmera usada por Rogério também foi quebrada. Nada justifica tamanha violência contra um profissional da imprensa em pleno exercício da atividade jornalística.
A ABERT reafirma a defesa intransigente da liberdade de expressão e do direito do brasileiro à livre informação e pede às autoridades locais uma rigorosa apuração do caso e punição dos agressores.