Iniciou às 7h desta sexta-feira (30) o transporte das urnas eletrônicas aos locais de votação de Porto Alegre. São 359 endereços, a maioria escolas, preparados para a chegada dos equipamentos. Logo que desembarcada, a máquina é ligada para um primeiro teste, no qual são verificados o sistema e a bateria.
A distribuição das urnas envolve 59 veículos em Porto Alegre e será finalizada neste sábado (1º). Vans, Kombis e caminhões-baú fazem a logística, a partir do depósito do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), no bairro São Geraldo, zona norte da Capital. O trajeto é controlado por GPS.
— Existe um prazo para a urna chegar até o local. Pode variar pelo trânsito ou se ocorrer algum outro problema. Se atrasar muito, o pessoal nos liga e vamos descobrir o que aconteceu — esclarece o Coordenador de Sistema de Eleições e Logística do TRE-RS, Cássio Zasso.
Os veículos pertencem a uma empresa terceirizada. Na chegada e saída, passam por conferência: motorista e auxiliar vestem coletes verdes específicos e o carro tem um adesivo com o número da sessão de destino. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) auxilia na orientação do trânsito, nas ruas do entorno. Além das urnas, são entregues kits com máscaras e álcool, em gel e líquido.
Segundo planejado pelo TRE, até o meio-dia desta sexta, 70% das 3.045 urnas de Porto Alegre foram entregues. Os outros 30% ficam para a véspera da eleição.
Há ainda 200 aparelhos reservas, já transferidos a um ponto de controle. O contingente fica disponível para eventuais falhas. Historicamente, 2% das urnas apresentam algum defeito, segundo o Chefe da Sessão de Urnas e Voto Informatizado do TRE-RS, Vanderlei Santos. Mas há procedimentos que garantem a votação, mesmo que haja problemas técnicos. Em último caso, podem ser usadas até cédulas de papel.
— Tem várias alternativas para solucionar um problema na urna eletrônica, até trocar pela reserva. Caso se esgotem essas possibilidades, tem ainda a opção do voto impresso, o que é muito raro — explica Santos.
Se necessário o registro manual, os votos na cédula são somados aos depositados nas urnas eletrônicas.