O eleitor terá um tempo maior para conferir os números digitados na urna eletrônica antes de poder apertar a tecla "confirma" no dia da votação. Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, nesta terça-feira (13), o secretário de Tecnologia do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), Daniel Wobeto, disse que a novidade servirá para que as pessoas prestem mais atenção no momento de votar.
— Os mesários já foram treinados para orientar os eleitores a respeito disso. Se trata apenas de um mecanismo de segurança para que as pessoas possam ver por mais tempo a foto do candidato em que estão votando — esclareceu Wobeto.
Para o voto em legenda — isto é, no partido, não em um candidato específico — será necessário apertar "confirma" duas vezes.
O secretário afirmou que a medida foi adotada após terem sido registrados problemas nas últimas eleições com relação à ordem de votação.
Segundo Wobeto, na eleição de 2018, por exemplo, foram 115 mil votos anulados para governador do RS porque as pessoas votarem no número de um candidato à Presidência, sem que houvesse um postulante do mesmo partido ao Piratini.
— Ouso dizer que temos cerca de 10% dos eleitores que acabam trocando a ordem do voto — estimou.
Neste ano, os eleitores votarão em cinco cargos, nesta ordem: deputado federal, deputado estadual (ou distrital, no caso do DF), senador, governador e presidente.
Ouça a entrevista à Rádio Gaúcha: