Os principais postulantes à Presidência da República, oponentes do presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), reforçaram por meio das redes sociais nesta quarta-feira (7), bicentenário da Independência do Brasil, mensagens em defesa da democracia e de resgate aos símbolos e cores nacionais.
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou, em publicação no Twitter, que o dia deveria ser de "amor e união pelo Brasil", o que, segundo ele, "não é o que acontece hoje". O principal oponente de Bolsonaro nas pesquisas de intenção de voto disse ter fé de que o Brasil irá "reconquistar sua bandeira, soberania e democracia".
Já Ciro Gomes (PDT), também no Twitter, celebrou a data e pediu benção a Deus para que "nada nem ninguém" sejam capazes de roubar a paz e a liberdade da população.
A também presidenciável Simone Tebet (MDB) realizou publicações com referência ao feriado e com críticas a Bolsonaro, e gravou um comercial para o horário eleitoral de rádio e TV com a bandeira do Brasil.
— Essa bandeira não tem partido. Essa bandeira não tem dono. Essa bandeira é de todos nós — apontou Simone Tebet.
Também oponente à reeleição do atual presidente, Soraya Thronicke (União Brasil) fez uma postagem no Twitter acompanhada de um vídeo. A candidata disse que não se pode admitir que a Independência do Brasil se torne uma data "eleitoreira". Soraya, que vestia uma blusa amarela, afirmou estar trajando a cor da riqueza, algo que não se vê atualmente no Brasil.
Estratégias de campanha
Integrantes das principais campanhas presidenciais também traçaram estratégias paralelas para o feriado. A agenda do presidente Jair Bolsonaro se concentra entre Brasília e Rio, onde há maior quantidade de manifestantes.
O principal oponente de Bolsonaro nas urnas, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não tem agenda oficial para esta quarta, em uma estratégia de distanciamento.
Já Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) marcaram agendas alusivas à data longe dos grandes centros de mobilização bolsonarista. O pedetista vai passar o dia em Ouro Preto (MG), base da Inconfidência Mineira, e a emedebista visitará uma fazenda em Jaguariúna, no interior de São Paulo, por onde passou Dom Pedro I e onde morou a primeira deputada eleita do Brasil.
Soraya Thronicke (União) fez uma caminhada pela manhã com eleitores no Parque Francisco Rizzo, em São Paulo. À tarde, visita o novo Museu do Ipiranga. À noite, tem encontro com jovens.