A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (29) indica que a maioria dos entrevistados avalia negativamente o governo de Jair Bolsonaro (PL). De acordo com o levantamento, 44% reprovam a gestão do presidente. Já os que aprovam somam 31%, e os que consideram regular são 24%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo, a pesquisa mostra que o índice de reprovação se manteve o mesmo da semana passada, 44%, mas o número de quem aprova a gestão de Bolsonaro oscilou 1% para baixo, saindo dos 32% da última pesquisa. Os que consideram o governo regular oscilou um ponto para mais, foi de 23% para os 24% de agora.
Vale destacar que os números são positivos para Bolsonaro, já que diminuíram do ano passado para cá. A mais elevada taxa negativa ocorreu de setembro a dezembro de 2021, com 53% chamando seu trabalho de ruim ou péssimo.
Confiança
O Datafolha também mostrou que 51% do eleitorado nunca confia no que o presidente fala. O número oscilou um ponto para baixo em relação ao levantamento anterior. As outras avaliações seguem iguais — sempre confiam (21%) e confiam às vezes (26%).
Os pesquisadores do Datafolha ouviram nesta rodada 6.800 eleitores em 332 municípios de todo o país. O levantamento, que tem um nível de confiança de 95%, foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-09479/2022.