Faltando 19 dias para o primeiro turno das eleições, os candidatos mais bem cotados nas pesquisas eleitorais, pela ordem, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), movimentaram-se nesta terça-feira (13) para conversar com os seus eleitores e, também, buscar reforços para a reta final de campanha. O primeiro turno das eleições ocorre em 2 de outubro.
Confira, abaixo, como foi o dia dos postulantes à Presidência da República.
Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
A terça-feira do candidato petista foi marcada por uma conversa virtual, ocorrida a partir das 9h, com comunicadores de partidos aliados, centrais sindicais, comitês populares e movimentos sociais. O encontro, que foi organizado por Edinho Silva, um dos coordenadores da comunicação de Lula, apresentou a mais de 6 mil pessoas um "manual" com ações para angariar votos a favor da chapa Lula-Alckmin e fortalecer a comunicação do ex-presidente nas ruas e redes sociais.
O objetivo do encontro foi intensificar a mobilização da militância na reta final das eleições e colocar foco em angariar votos dos indecisos. No encontro virtual, Lula enfatizou que é preciso garantir que as pessoas acessem seus direitos fundamentais previstos na Constituição, na Bíblia e na Declaração dos Direitos Humanos.
Jair Bolsonaro (PL)
O presidente da República, que está em busca da reeleição, teve uma agenda intensa. Bolsonaro desembarcou por volta das 10h no aeroporto de Sorocaba, em São Paulo. Ele participou de uma motociata com seus apoiadores, percorrendo as principais ruas do centro da cidade. Todo o trajeto durou cerca de uma hora.
Logo após, o candidato do PL participou de um comício na Praça Coronel Fernando Prestes, ainda na região central de Sorocaba. Durante o discurso, Bolsonaro disse que será reeleito no primeiro turno das eleições, atacou Lula, criticou a ampliação da demarcação de terras indígenas e enfatizou melhoria nos indicadores econômicos do país nos últimos meses. No final do dia, a partir das 20h, Bolsonaro participou de uma sabatina no Programa do Ratinho, no SBT.
Ciro Gomes (PDT)
O candidato chegou à Bahia nesta terça-feira e, pela manhã, participou da inauguração do comitê do PDT na cidade de Irecê, conhecida como Capital Mundial do Feijão, no sertão baiano. Pela tarde, Ciro esteve na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e se encontrou com pessoas com deficiência na cidade de Pituba. Durante a visita, ele criticou os conflitos partidários e afirmou que, caso eleito, será o presidente que mudará o país. Já na parte da noite, o pedetista realizou uma live, que foi transmitida diretamente de Salvador.
Simone Tebet (MDB)
A Bahia também foi o destino de Simone Tebet nesta terça-feira. Na parte da manhã, a candidata esteve em Salvador, onde participou de uma caminhada no Bairro da Liberdade. Na sequência, ela visitou a Associação Cultural Ilê Aiyê. Por lá, ela falou que, caso eleita, recriará o Ministério da Segurança Pública para que drogas e armas não cheguem nos grandes centros brasileiros. À tarde, Simone foi para a Paraíba. Por lá, ela visitou o Núcleo de Tecnologia Estratégica em Saúde da Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande. Ainda na tarde desta terça-feira, a candidata fez uma caminhada pelo bairro Monte Castelo.