O sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu, nesta quarta-feira (27), os primeiros registros de candidatos e candidatas que disputarão cargos pelo Rio Grande do Sul nas eleições de 2022.
Até as 12h, o sistema DivulgaCandContas (que reúne todas as informações sobre candidaturas) mostrava 52 candidatos a deputado estadual e 29 candidatos a deputado federal pelo Estado. Os primeiros do RS incluídos no sistema são do partido Podemos.
Conforme as demais legendas oficializarem os registros de candidaturas, o DivulgaCandContas mostrará nomes, cargos, bens declarados, históricos, gênero, cor, grau de instrução, ocupação e outras informações sobre cada candidato. O sistema também mostra a prestação de contas das campanhas eleitorais.
O período para realização de convenções partidárias, etapa na qual os partidos definem os seus candidatos, começou em 20 de julho e seguirá até 5 de agosto. Feita a convenção, as legendas podem incluir os candidatos no sistema até 15 de agosto. Cabe à Justiça Eleitoral deferir ou indeferir os registros.
O DivulgaCandContas, conforme o TSE, é atualizado de hora em hora com dados informados pelos próprios partidos políticos. As informações referentes aos cargos de deputado federal e estadual, senador e governador são geridos pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), enquanto os dados das candidaturas à Presidência da República são de responsabilidade do TSE.