No primeiro turno das eleições, longas filas se formaram em diversas seções do RS, com demora muito acima do esperado pelo TRE. Um dos principais motivos foi o atraso no reconhecimento da biometria dos eleitores. Esta reclamação foi dividida pelos mesários, que alegaram desconhecimento e surpresa ao coletar as digitais de eleitores na hora da identificação.
Na tentativa de acelerar o processo no segundo turno, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) vai distribuir um guia de orientações aos mesários.
O titular da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-RS, Daniel Wobeto, reconhece a falta de treinamento, o que chamou de “falha de comunicação”, e espera que o processo seja mais rápido com o manual.
— Estamos produzindo esse guia rápido, que além da questão de dados importados do IGP, que gerou confusão, há uma série de outras circunstâncias pontuais da votação, para facilitar o trabalho dos mesários e aumentar o desempenho das seções — informou.
O guia será entregue aos presidentes de seção no início da próxima semana, quando eles irão também retirar os kits com atas, lista dos eleitores de cada local de votação, e todo material de apoio, como canetas e lenços para limpar os dedos com dificuldade de reconhecimento pelos leitores biométricos das urnas.