O vice na chapa do candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL), general Hamilton Mourão, voltou a causar polêmica ao apresentar o neto a um grupo de jornalistas na noite deste sábado (6), após desembarcar no Aeroporto de Brasília, como "branqueamento da raça". Mourão já se declarou de origem indígena.
— Meu neto é um cara bonito, viu ali? Branqueamento da raça — disse ele, conforme matéria publicada no site da Folha de S. Paulo.
O militar já tinha criado mal estar ao relacionar negros à malandragem, em evento em Caxias do Sul (RS). Após aquele episódio, ele se autodeclarou de origem indígena.
Antes de falar do neto, o candidato a vice afirmou que seria bom um segundo turno. Ele voltou a dizer que seria melhor enfrentar Fernando Haddad (PT) no segundo turno.
— Seria bom porque seria explicitado realmente... parar de atirar abaixo da linha da cintura e falar o que é verdade, o que interessa — disse ele.
Mourão afirmou ainda que, nessa reta final, o assédio da classe política sobre o candidato aumentou. Por isso, disse ele, Bolsonaro tuitou: "Não devemos cargos, nem favores que coloquem em xeque a autonomia de nosso governo e a soberania de nosso país".