Antes das 9h30min, o casal Neli Cardoso Matos, 78 anos, e Valdomiro de Farias Matos, 81 anos, já havia votado para presidente e governador na manhã deste domingo (28). Casados há 62 anos, os aposentados não abrem mão de participar do processo eleitoral:
— A gente gosta de votar para fazer a nossa obrigação. Votar é um ato de quem é cidadão — afirma Valdomiro.
O casal afirma que não deixou de votar em nenhuma eleição desde que passou a ter este direito e sempre o fazem juntos. Os dois moram no bairro Santa Tereza, na zona sul de Porto Alegre, mas votam na Escola Municipal José Loureiro da Silva, o maior ponto de votação do bairro Cristal, com 6.408 eleitores.
Mesmo com artrose em uma das pernas, o que dificulta a locomoção, Neli faz questão de se organizar para votar:
— Nós nunca deixamos de participar, nós gostamos de votar. Não deixo a doença me impedir de vir até aqui. Aproveito para acordar cedo: hoje acordei às 6h, porque tinha que me organizar para dar comida para os nossos cachorros também — explicou.
Votação tranquila no segundo turno
O início da votação é marcado por clima de tranquilidade neste segundo turno em Porto Alegre. A reportagem de GaúchaZH circula pelos maiores pontos de votação e, por enquanto, não encontra filas.
Também não há registro de ocorrências envolvendo boca de urna até agora. A Brigada Militar mantém o policiamento e a presença de policiais nos principais pontos de votação.