O texto compartilhado nas redes sociais em que o cineasta e jornalista Arnaldo Jabor declara voto aberto ao deputado Jair Bolsonaro (PSL) como única chance "de derrotar a esquerda já no primeiro turno" é falso. O próprio Jabor nega a autoria.
A narrativa foi construída como se o autor perguntasse e ele mesmo respondesse. "Então por que vou votar no Bolsonaro?", pergunta. Na sequência, responde: "Porque o meu voto é contra a esquerda. Porque ele é a única opção que tenho! Ele é o único candidato que tem a chance real de derrotar a esquerda já no primeiro turno! Então o meu voto é dele desde o primeiro turno. Ele está na política tempo o suficiente e não se deixou corromper".
Em seu canal oficial no YouTube, Jabor divulgou uma manifestação no dia 2 de setembro desmentindo a autoria do texto: "Está circulando na internet um boato sórdido de que eu teria dito que votaria no Bolsonaro e no seu vice, Mourão. Isto é uma mentira, eu jamais faria isso...", declarou.
O Comprova verificou que a mensagem circula em publicações de usuários no Facebook desde o fim de agosto, mas, inicialmente, sem mencionar Jabor. No entanto, outras versões do mesmo texto passaram a ser compartilhadas desde 30 de agosto com a assinatura e foto de Jabor. Também há registros do conteúdo falso no Twitter e no WhatsApp.
O Boatos.Org também desmentiu o suposto apoio do jornalista a Bolsonaro. Em agosto, o jornal O Tempo esclareceu outra farsa envolvendo o nome de Jabor, após uma conta falsa atribuída ao cineasta defendeu a candidatura de João Amoêdo (Novo) no Twitter.
Projeto Comprova
Este texto foi originalmente publicado no site do Projeto Comprova. A evidência foi checada pelo veículo parceiro NSC.
O Comprova é um projeto que reúne jornalistas de 24 diferentes veículos de comunicação brasileiros, incluindo GaúchaZH, para descobrir e investigar informações enganosas, inventadas e deliberadamente falsas durante a campanha presidencial de 2018.