As mensagens que circulam nas redes sociais e no WhatsApp afirmando que as Casas Bahia não irão vender a prazo para eleitores de Ciro Gomes (PDT) até o fim das eleições são uma sátira. Algumas dessas imagens usam o logotipo da rede simulando um comunicado oficial, mas a empresa afirma que o "documento" é falso.
Por meio de sua assessoria de imprensa, as Casas Bahia afirmaram que "essa informação (sobre a suposta suspensão de vendas para eleitores do candidato do PDT a presidente) é falsa" e que o comunicado "não foi divulgado oficialmente pela empresa".
Em entrevista à Central de Eleições da Globo News no dia 1º de agosto, Ciro prometeu que, se eleito, irá ajudar a tirar o nome de brasileiros da lista de devedores do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
Os primeiros registros do boato identificados pelo Comprova começaram a circular na semana em que aconteceu o primeiro debate entre presidenciáveis, na Band, em 9 de agosto. No dia seguinte, o humorista José Simão publicou em seu perfil no Twitter a simulação de comunicado da empresa, em forma de brincadeira. Ele disse que recebeu o "meme" por e-mail de alguns leitores e ouvintes. Até a última terça-feira (4), o post tinha 2,2 mil curtidas e 497 retweets.
Algumas pessoas acreditaram na imagem e enviaram para o perfil da loja na rede social, elogiando a iniciativa. Porém, a empresa desmentiu a informação em seu perfil. Em uma troca de mensagens com um usuário, a empresa afirmou que sabia que era uma brincadeira.
No programa de governo de Ciro, consta que "63 milhões de consumidores estavam inadimplentes no primeiro semestre de 2018, segundo o Serviço de Proteção ao Crédito". O plano afirma que o candidato pretende ajudar "esse imenso contingente de pessoas e famílias a reduzir seu atual endividamento".
Segundo Ciro, serão avaliadas as dívidas feitas até 20 de julho, dia em que falou pela primeira vez sobre a intenção de renegociar as dívidas dos inadimplentes, descontando cobranças de multas e correções.
Falso
A empresa afirma que o comunicado é falso.
Sátira
O humorista José Simão, um dos que compartilharam o comunicado nas redes, diz que o postou como brincadeira.
Projeto Comprova
Este texto foi originalmente publicado no site do Projeto Comprova. A evidência foi checada pelos veículos parceiros UOL e Piauí.
O Comprova é um projeto que reúne jornalistas de 24 diferentes veículos de comunicação brasileiros, incluindo GaúchaZH, para descobrir e investigar informações enganosas, inventadas e deliberadamente falsas durante a campanha presidencial de 2018.