As Eleições 2024 elegeram no primeiro turno dois prefeitos que representam extremos geracionais: Henrique Peretti, de 28 anos, eleito em Nova Araçá, e Sérgio Chesini, de 73, reeleito em Garibaldi. Com 45 anos de diferença, são os prefeitos mais jovem e mais velho da Serra, respectivamente. Ambos são do PP e celebram a vitória com entusiasmo e visões renovadas para o futuro das duas cidades. Enquanto Peretti chega ao cargo pela primeira vez, Chesini se prepara para mais uma gestão na vida pública.
Apesar das diferenças, os prefeitos eleitos compartilham o desejo de levar melhorias significativas para as cidades que representam. O veterano reeleito em Garibaldi, focado em saúde pública, tem como objetivo retribuir à cidade que o acolheu e oferecer uma gestão transparente e focada nas pessoas. Em Nova Araçá, o estreante foca em uma gestão de eficiência, que resgate a confiança dos moradores e empresários no crescimento da cidade.
Sérgio Chesini: prefeito e defensor das tradições italianas
Foi em 1976 que Sérgio Chesini iniciou a vida pública, eleito o vereador mais votado de Garibaldi. Poucos anos depois, em 1983, assumiu como vice-prefeito ao lado do primo, Ambrosio Chesini, consolidando-se como uma figura popular e comprometida com o desenvolvimento da cidade. Após a experiência, Chesini dedicou-se por décadas à iniciativa privada, atuando por 48 anos na mesma empresa, onde ocupou a posição de diretor por 38 anos.
Retornou para a vida pública em 2018, motivado por uma fatalidade da qual escapou. Em 2007, Chesini deveria estar no voo da TAM, que vitimou 199 pessoas. Por um erro da secretária, não pôde embarcar no avião e, a partir disso, percebeu que tinha uma missão para cumprir.
— Já aposentado, eu estava em casa quando fui convidado para ser vice-prefeito do Alex Carniel, em 2018, e teve aquela queda do avião da TAM em 17 de julho de 2007. Era para eu estar no voo, mas não embarquei porque a secretária, que nunca errou uma passagem minha em 11 anos de trabalho comigo, errou nesse dia. Entendi que foi a mão de Deus e agradeci por ter me deixado aqui e entendi que, se me deixou aqui, era porque a minha missão não tinha terminado ainda — conta Chesini.
A partir daí, aceitou o convite e assumiu como prefeito após o mandato de Carniel ser cassado. Conforme o prefeito reeleito, o embarque perdido o fez decidir que dedicaria o restante da vida para retribuir em feitorias para o município de Garibaldi como pudesse.
Com formação em contabilidade, economia e especializações em administração financeira e direito, Chesini procura unir a eficiência da gestão privada às demandas da administração pública. Em seu curto mandato anterior, de apenas dois anos e três meses, foi capaz de promover mudanças na saúde e educação do município.
— Quando assumimos, tinha uma fila grande de consulta, de cirurgia e de exames, e praticamente zeramos a fila, diminuímos ela em mais de 90% e focamos também na educação, para que nenhuma criança ficassem sem escola e creche. Fomos encontrando a melhor maneira de otimizar os recursos do município em benefício das pessoas e assim é a nossa gestão, focamos nas pessoas, no bem-estar, na qualidade de vida com um olhar carinhoso, e um olhar realmente de gratidão e de reconhecimento — pontua o prefeito.
Além do compromisso com a saúde e a educação, Chesini também investiu na revitalização da cidade. As ações estão nos espaços públicos e na criação de locais de lazer e convivência. O prefeito também se preocupa em valorizar a cultura italiana, tradicional na região e, motivado pela tradição, mantem viva as músicas típicas com o grupo Sexta-Feira Alegre.
Casado há quase 50 anos, pai e avô, Chesini acredita que as características de si mesmo o conectam com a população de Garibaldi e está determinado a transformar a cidade e oferecer melhores condições de vida aos garibaldenses.
Henrique Peretti, prefeito e apreciador das paisagens serranas
Aos 28 anos, Henrique Peretti, prefeito mais jovem eleito na região serrana do Estado, é formado em gestão do agronegócio e carrega experiência como agricultor. No cargo público que vai assumir ano que vem, Peretti deseja levar para a administração uma proposta embasada em gestão e eficiência.
Peretti nasceu e foi criado no interior de Nova Araçá, onde cresceu em meio à agricultura familiar e se formou em gestão do agronegócio. Para o futuro chefe do Executivo do município, é necessário, acima de tudo, que o prefeito seja um bom gestor.
— Sempre gostei muito de estudar, foquei na gestão do agronegócio e sempre tive a ideia de fazer a gestão da nossa propriedade e, em paralelo, fazer consultoria na gestão de outras propriedades. A partir daí, iniciei com essa questão da consultoria com algumas propriedades vizinhas e, sempre focado na gestão, planejamento e liderança. Assim fui evoluindo, mesmo sendo do interior, fui buscando treinamentos, desenvolvimento pessoal e humano. E vejo que me ajudou muito e vai me ajudar como prefeito para saber liderar e ser um bom gestor — afirma.
A trajetória política de Peretti iniciou de forma discreta, atuando nos bastidores. Em 2018, ele começou a se envolver em campanhas políticas de maneira informal, apoiando candidatos locais e coordenando campanhas em Nova Araçá. Porém, a filiação ao PP em 2021 marcou o início de um envolvimento mais sério. Junto a outros jovens do município, liderou movimentos de filiação, participação em eventos e campanhas estaduais, consolidando sua presença no cenário político local.
Fora do foco político, o prefeito eleito busca passar o tempo livre por entre as paisagens da Serra. Segundo Peretti, é essencial conhecer os pontos positivos da região para descobrir possíveis melhorias que podem ser feitas na cidade onde mora e irá assumir como prefeito.
Entre as prioridades para o início do mandato, Peretti pretende fazer uma reforma administrativa, que visa reestruturar as secretarias municipais para garantir maior eficiência e qualidade nos serviços prestados. Além disso, também está no foco estreitar os laços com os setores econômicos da cidade, especialmente o agronegócio, buscando recursos e implementando práticas que beneficiem o desenvolvimento local.