Os dois candidatos à prefeitura de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB) e Maurício Scalco (PL), apresentaram diversas propostas para seus mandatos, mas o Pioneiro questionou ambos para saber quais seriam as duas áreas que são as suas prioridades caso eleitos.
Além disso, a reportagem perguntou que cidade querem entregar em 2028. Confira as respostas abaixo.
Adiló Didomenico (PSDB)
Principais propostas
A principal proposta do governo, de imediato, é melhorar a questão da saúde, com uma série de ações integradas: a construção de quatro novas UBS e da UPA da Zona Sul; a implantação da Telemedicina e a ampliação do Agenda + UBS, que já chegou a 50 mil pessoas; a compra de procedimentos, de exames e de consultas, que permitirá baixar drasticamente a fila; a locação de um novo espaço para o CES, com mais conforto e com um número maior de guichês para que o atendimento seja bem mais rápido do que está sendo hoje. A segunda proposta é a criação da Secretaria da Zeladoria, liderando um trabalho integrado muito forte para tornar a cidade mais atraente e agradável, principalmente com foco no turismo
Que cidade teremos em 2028
Uma cidade com harmonia e paz. Uma cidade organizada, inteligente e resiliente, com a implantação de projetos para os quais nós já estamos buscando a captação de recursos, principalmente para tornar Caxias mais preparada para eventos climáticos. Uma cidade ainda mais capaz de atrair empresas e investimentos, por meio de uma legislação franca, transparente e confiável, porque se tem algo que não aceita ser maltratado é o capital. Na parte de infraestrutura e de mobilidade, chegou o momento de a gente trabalhar muito forte na busca de recursos para construir elevadas e viadutos. Hoje já há projetos em andamento, como o viaduto da BR-116 com a Perimetral Norte e na frente do Hospital Geral. A Telemedicina irá melhorar o atendimento na saúde, enquanto a nova UPA na Zona Sul completará a estrutura de pronto atendimento. Nos aproximaremos ainda mais do marco legal de saneamento, em que já temos índices de tratamento de esgoto e distribuição de água muito acima da média nacional. Vamos consolidar Caxias do Sul como uma cidade que não apenas acompanha, mas lidera as tendências de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade.
Maurício Scalco (PL)
Principais propostas
Nosso plano de governo foi desenvolvido por especialistas em diversas áreas, em estreita colaboração com a comunidade. Ouvimos atentamente os desafios enfrentados pela população e propomos soluções para o curto, médio e longo prazo. Reconhecemos que Caxias do Sul enfrenta inúmeros obstáculos, mas estamos determinados a atuar de forma contínua e imediata em duas áreas prioritárias: saúde e educação infantil. Na saúde, nosso objetivo é eliminar o déficit de 30 mil consultas, 20 mil exames e 5 mil cirurgias. Na educação infantil, trabalharemos para acabar com a fila de mais de 4 mil crianças que aguardam uma vaga. Estamos comprometidos em garantir que cada cidadão tenha acesso aos serviços essenciais que merece. Afinal, a população caxiense paga altos impostos e, em contrapartida, recebe muito pouco do atual governo.
Que cidade teremos em 2028?
Em 2028, teremos uma Caxias do Sul que reflete o tamanho de nossa gente, oferecendo serviços de qualidade a toda a população, especialmente nas áreas de saúde e educação infantil. Nossa cidade será mais moderna, tecnológica e próxima ao cidadão. A Caxias de 2028 será um motivo de orgulho para todos os caxienses, recuperando seu espaço de protagonismo perdido na atual administração e voltando a figurar entre as melhores cidades do Brasil. Toda a nossa equipe de governo estará comprometida com a cidade, não com partidos políticos. Não podemos mais errar, nem buscar desculpas ou culpados pelo insucesso. É hora de arregaçar as mangas, trabalhar e buscar soluções para os inúmeros problemas que enfrentamos. Afinal, o futuro é agora e temos pressa em tornar Caxias do Sul uma cidade melhor para todos nós.