Até o primeiro turno das eleições municipais, a série “A Cidade Que a Gente Quer” vai trazer depoimentos de moradores de diferentes perfis, falando sobre suas demandas para Caxias do Sul. Confira:
Ivone Boeira*, 70 anos, aposentada. É moradora do bairro Pioneiro.
"Quando vim morar no bairro Pioneiro, 50 anos atrás, ainda era chamado de bairro dos Municipários. Meu pai era um destes funcionários da prefeitura que foram os primeiros a ter sua casa aqui. Hoje o bairro cresceu muito, mas a estrutura não acompanhou esse crescimento. A gente convive com falta de abastecimento de água constante, que não tem caixa d'água que dê conta. A coleta do lixo também é insuficiente, às vezes se acumula por dias até que chove e entope os bueiros.
Mas a cidade que eu quero, acima de tudo, é uma Caxias do Sul em que a gente possa ter mais segurança, tanto na rua quanto dentro de casa. Aqui no bairro, temos muitos problemas com assaltos, só na minha casa já tentaram entrar três vezes. Não basta trancar as portas, tem que colocar cadeado em tudo. Queria poder me preocupar menos quando minhas netas ou meu neto sai de casa, sabendo que vai voltar em segurança.
Por último, quero voltar a viver numa cidade que tenha transporte público de qualidade, como já tivemos antes da Visate ter cortado tantos horários. As paradas de ônibus aqui do bairro são perigosas, tem muitos assaltos, e a gente tem de ficar, às vezes, quase uma hora esperando o ônibus passar. Fora o quanto a gente gasta a mais com Uber ou táxi se temos um horário marcado e não podemos esperar pelo ônibus."
* Depoimento ao jornalista Andrei Andrade