Em reunião com lideranças de bancada após a sessão representativa da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul nesta terça-feira (11), a presidente do Legislativo, Denise Pessôa (PT), propôs aos colegas a possibilidade de realização de sessões na Festa da Uva, durante a realização da programação. A ideia, segundo Denise, seria realizar três sessões na primeira semana do evento — que começa no dia 18 de fevereiro. O calendário parlamentar, com as sessões ordinárias, tem início no dia 1º de fevereiro. Portanto, as sessões especiais ocorreriam nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro.
— A gente vai buscar a viabilidade, dependendo da situação sanitária e a disponibilidade de espaço, mas vamos encaminhar a realização das sessões na Festa. É importante para dar visibilidade para a Festa e para o trabalho da Câmara, fortalecendo o caráter comunitário de ambos — afirma a presidente.
Houve boa recepção da grande parte dos vereadores, com exceção de Mauricio Marcon (Podemos), que alegou que seria uma exposição desnecessária no evento. O posicionamento de Marcon foi contestado pela maioria dos demais parlamentares, que exaltaram a ideia.
— Fantástica a ideia da Denise. Estamos aproximando a comunidade do Legislativo. Quantas pessoas do Brasil vão ver que ideia bacana. É momento para levarmos pautas de agricultura, cultura. Não faço parte de um circo, de um espetáculo. Quantos vereadores de outros municípios vão passar ali e ver que ideia boa para levar para as suas cidades — destacou Rafael Bueno (PDT).
Sandro Fantinel (Patriota) também se disse preocupado com a possível postura dos parlamentares nas sessões.
Para tornar mais acessível as atividades parlamentares durante o evento, a intenção é também alterar o horário das sessões nos três encontros, do tradicional início às 8h30min passando para as 17h. Para alterar o horário, será necessário aprovar Resolução de Mesa.
Em princípio, a sugestão era realizar as sessões no restaurante do Centro de Eventos. A avaliação inicial de Denise é que o espaço sugerido seria muito isolado para acesso à população. Na próxima quinta-feira (13) é que deve haver encaminhamento sobre o local mais adequado para receber as atividades parlamentares.
Por ser presidente do Legislativo, Denise também ocupa a vice-presidência da Comissão da Festa da Uva.