O sepultamento do corpo de Jorge Postal (MDB), prefeito de São Jorge, ocorre às 10h desta segunda-feira (15) no cemitério municipal. A despedida será restrita à família. O político morreu no domingo (14) quase um mês após receber o diagnóstico de covid-19.
Postal, que era um político tradicional do município de cerca de três mil habitantes próximo a Lagoa Vermelha, assumiu neste ano a prefeitura de São Jorge pela quarta vez. Foi diagnosticado com infecção por coronavírus no dia 18 de fevereiro. Uma semana depois foi internado no hospital de Nova Prata, que é referência para São Jorge. Com o agravamento do quadro de saúde, precisou de UTI e foi transferido no último dia 7 para o Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, onde morreu.
A esposa dele, Alzemir Maria Bendim, também foi diagnosticada com covid-19 na mesma época do marido e, conforme a assessoria de imprensa da prefeitura, segue internada no hospital de Garibaldi, onde se recupera bem da doença. Além da esposa, o prefeito deixa os filhos David, Rita de Cássia e Melissa, e os netos Vivian, Laura, João Davi, Guilherme e Vitor. A prefeitura de São Jorge decretou luto oficial de cinco dias.
Para quem quer fazer uma homenagem na despedida do prefeito, a Secretaria Municipal da Saúde recomenda que se mantenha em casa ou nas calçadas com o uso de máscaras e distanciamento físico durante o cortejo, que saiu às 9h de Guabiju e passará pelas ruas centrais de São Jorge. Quem quiser acompanhar o veículo fúnebre deverá permanecer dentro dos carros, somente com pessoas do próprio convívio.
São Jorge tinha na sexta-feira (12), data do boletim mais recente divulgado pela prefeitura, 89 moradores em isolamento domiciliar, três em UTIs e um internado. A morte do prefeito foi a segunda pela doença na cidade.
Vice assume município
Eleito como vice-prefeito de Postal, Danilo Salvalaggio (Cidadania) permanecerá agora como prefeito do município. Com o afastamento do colega de chapa por causa da condição de saúde, ele já estava à frente da prefeitura nos últimos dias.