A nove dias do primeiro turno das eleições municipais, urnas eletrônicas que serão usadas no pleito de Caxias do Sul vão passar por um processo para garantir a transparência e confiabilidade no momento da votação. A auditoria dos equipamentos está marcada para 9h30min desta sexta-feira (6) no cartório eleitoral.
Os equipamentos já contam com os dados para o dia do pleito. Os participantes da auditoria, como integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Justiça Eleitoral, do Ministério Público e de partidos políticos, poderão escolher aleatoriamente três delas – uma de cada zona eleitoral (169ª, 136ª e 16ª). Depois, alguns deles registram o voto. Paralelamente, anotam a escolha no papel para uma conferência posterior com os boletins gerados a partir da urna.
Leia mais
Candidatos à prefeitura de Caxias recebem mais de R$ 2,5 milhões em doações para campanhas
Caxias do Sul deve contar com cerca de 4 mil mesários para o pleito de novembro
— Durante a carga das urnas, que é a preparação delas para a eleição, um dos procedimentos que a gente tem que fazer é essa verificação para ver se os dados que a gente inseriu nas urnas estão ali. Então, é obrigatório uma verificação por amostragem. É obrigatório que seja feita a votação em uma urna que já está preparada para a eleição e, no mínimo, uma urna por zona eleitoral — detalha o chefe da 16ª Zona Eleitoral, Marcelo Reginatto.
Serão registrados, no mínimo, 30 votos. O teste é feito com todos os candidatos a prefeito. Para vereadores, são escolhidos candidatos também de forma aleatória.
No total, Caxias terá 876 urnas eletrônicas neste ano.
Voluntários
Caxias do Sul precisa de 4,4 mil voluntários para trabalhar nas eleições, entre mesários, auxiliares de eleição e administradores de prédio. Conforme o chefe da 169ª Zona Eleitoral, Edson Borowski, o município já tem o número necessário de convocados. Mesmo assim, ele estimula a participação da comunidade:
— Nesta semana tivemos muitas trocas, em todas as zonas (eleitorais). Isto acontece sempre, até o dia da eleição — comenta.
Quem quiser se voluntariar pode se inscrever pelo site tre-rs.jus.br ou pelo aplicativo e-Titulo.