A movimentação na área central de Caxias do Sul é bastante tranquila na manhã deste domingo (29). Antes do início da votação, 7h, dos quatro locais verificados pela reportagem, dois já tinham eleitores aguardando a abertura: na Casa da Culta Percy de Vargas de Abreu e Lima e no La Salle Carmo. Na Rua Os 18 do Forte, em frente a dois grandes colégios eleitorais de Caxias, São José e La Salle Carmo, a movimentação também era tranquila no início da votação. Cerca de 15 pessoas ingressaram nas escolas entre 7h e 7h15, todas com mais de 60 anos.
Já no salão da Igreja Nossa Senhora da Saúde, o movimento é permanente e intenso desde o início da votação: o eleitor leva, por volta das 7h, entre um e dois minutos para entrar, votar e sair de comunidade próxima aos Pavilhões.
Às 6h, o local estava fechado e ainda não havia ninguém do lado de dentro ou de fora. Às 6h59min deste domingo (29), 10 eleitores aguardavam no pátio o chamamento para entrar no salão. Às 7h, um a um, o acesso foi liberado. Até as 7h30min, o tempo médio entre a entrada e a saída dos eleitores durava entre um e dois minutos. A votação ocorre de forma rápida.
Apesar de o horário ser preferencial para pessoas com mais de 60 anos entre 7h e 10h, vários eleitores mais jovens compareceram na primeira hora, entre 7h e 8h. Vários votantes são profissionais que irão trabalhar em diferentes funções neste domingo. Alguns estavam uniformizados.
E atenção, eleitor: a rua que dá acesso ao estacionamento da Comunidade Nossa Senhora da Saúde está em obras. As pedras para calçamento permanecem nas laterais da Hermenegildo Gechelin. O motorista que vem da Ludovico Cavinato para acessar o estacionamento da comunidade precisa ter atenção.
A Hermenegildo Gechelin com a Ludovico Cavinato tem sido um cruzamento de acidentes frequentes envolvendo principalmente motos e carros. Ao tentar sair da Hermenegildo, motociclistas acabavam não conseguindo frear por conta dos cascalhos da rua de chão batido e com frequência foram atropelados por carros de condutores que vinham da Ludovico no sentido bairro-Centro. O calçamento é uma obra que deve minimizar o risco.
Cenário de tranquilidade nas ruas de Caxias do Sul
Muitos locais de votação permaneceram tranquilos durante a manhã deste domingo. Em colégios eleitorais dos bairros Rio Branco, Fátima e Sagrada Família, de acordo com relatos de mesários, neste segundo turno há menos filas em comparação com o primeiro turno. Desta vez, por ser mais rápido o ato de votar, já que é apenas para prefeito, a duração de cada voto está, em média, de um minuto e 30 segundos.
Um dos eleitores que foi às urnas por volta das 11h30min foi Ivan Trubian da Silva, 36 anos. O arquiteto vota no Escola Estadual Professor Apolinário Alves dos Santos:
— É um momento de mostrar nossas escolhas. A abstenção (no primeiro turno) pode ter sido pela pandemia, mas penso que temos que nos esforçar um pouco para ter uma cidade melhor — disse.
— Vim só porque tinha que vir. Estou decepcionada com a politica, mas vim por um senso de obrigação — disse Marilia Oliveira, 36m cuidadora de idosos que vota no salão da igreja Menino Deus, no bairro Serrano.
No colégio Vitorio Webber, também no bairro Serrano, a jovem Jéssica Jesus da Cruz, 18, iniciou sua participação eleitoral neste ano:
— Conhecia um candidato e pelo que ouvi da família e vizinhos, ele era o melhor para escolher. Fiz o título no ultimo dia, é importante votar, mas as vezes apostamos em um candidato que não faz o que promete.
BM reforça preocupação com aglomerações na festa da vitória
Comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Jorge Emerson Ribas, pede que vencedores evitem festejar no entorno da Praça Dante Alighieri. Para garantir que a tranquilidade da campanha eleitoral e do primeiro turno permaneça neste dia de decisão em Caxias, a Brigada Militar está com todo o efetivo envolvido no trabalho neste segundo turno.
Em entrevista à Gaúcha Serra na manhã deste domingo, Ribas informou que 330 policiais estão envolvidos de uma maneira ou de outra em serviço, alguns com reforço em horas extras. Diretamente, só não atuam os policiais que estão saindo de serviço da madrugada e os que atuarão depois.
A maior atenção das forças de segurança é para o momento da divulgação do resultado, estimada para as 19h. Além dos comitês das duas candidaturas, a Praça Dante Alighieri, tradicional ponto de festa, é o local mais preocupante:
— A gente pede que (os militantes) evitem se dirigir à praça e comemorem de maneira individual em suas casas. O momento não permite festa conjunta pelas questões sanitárias. Essa aglomeração deve ter reflexo ali na frente e estamos no limite nos hospitais.
>> Confira a entrevista com o tenente-coronel Jorge Emerson Ribas:
"Votação transcorre com tranquilidade em Caxias do Sul", afirma gerente do Cartório Eleitoral
A menos de duas horas do encerramento do horário de votação, a avaliação da justica eleitoral é de uma eleição que transcorre com tranquilidade em Caxias do Sul. O gerente do Cartório Eleitoral, Edson Borowski, também destaca que não houve registro de filas ou outros incidentes que atrapalhassem o processo.
De acordo com dados iniciais informados pelas zonas eleitorais, Borowski estima que a abstinência seja um pouco maior do que a resgistrada no primeiro turno, que foi de 24,8%.
- Dificilmente atingiremos uma abstinência menor que a do primeiro turno, mas é algo que já era até esperado, porque é a média histórica na nossa cidade - destaca.
Às 15h, Borowski orientou a aquipe formadas por funcionários do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e voluntários para iniciarem o deslocamento rumo aos locais de votação, a fim de recolher os boletins de urna a partir das 17h - prazo final para a votação.
O único incidente registrado durante o dia foi pela manhã, em que um homem foi detido por perturbação de ordem, sendo liberado após prestar depoimento.