A longa trajetória de Gladis Frizzo de mais de 30 anos de envolvimento comunitário no bairro Desvio Rizzo culminou em sua eleição para a Câmara de Vereadores de Caxias em 2016. A consagração para a representatividade institucional, no entanto, precedeu um longo período de reveses na vida da ex-comerciante. Primeiro, foram três anos que ela classifica como de "muitas dificuldades" na relação com a prefeitura, durante a gestão de Daniel Guerra (Republicanos). Na troca de governo após o impeachment de Guerra, um novo entrave limitou a atuação de vereadores como reivindicadores comunitários: a pandemia.
— Tivemos um governo que não ouvia a comunidade e outro governo que pegou a pandemia. Então, foram quatro anos de difícil trabalho. Mesmo assim tivemos conquistas — destaca.
Além do exercício restrito da atividade parlamentar, Gladis sofreu três perdas pessoais significativas, em menos de um ano.
— Perdi o pai em outubro de 2019, em dezembro perdi o marido, ambos por AVC. E em setembro, perdi a mãe, por pneumonia. Três pessoas que eram meu alicerce. Foi muito difícil, mas os familiares, amigos, a própria comunidade, que é também minha família, e a Câmara, todos tiveram muito carinho e me deram suporte — emociona-se.
Além do apoio de familiares e amigos, Gladis ressalta que o acolhimento recebido por eleitores no período de campanha foi um elemento inspirador para renovar sua motivação para o próximo mandato.
— A forma como as pessoas me receberam, dizendo que confiam em mim e têm esperança no meu trabalho. Isso tudo ajuda a amenizar as perdas e dificuldades que vivenciamos e é uma vitamina para continuarmos o trabalho — exalta.
Para a próxima legislatura, ela reafirma expectativa em ter um canal mais direto com a administração pública e conseguir ampliar as conquistas sociais, especialmente para a comunidade da região oeste da cidade:
— Eu acho que todos aprenderam, o próprio eleitor, os governantes, que sem diálogo não se faz nada. Nós, vereadores, somos porta-voz das pessoas, somos o elo entre a comunidade e o poder público, então é necessário que a prefeitura nos escute. Eu sou uma vereadora que tem muito contato com as pessoas, por isso sabemos quais as carências, às vezes é um asfaltamento, às vezes uma rede de esgoto, uma consulta médica... Então é preciso que Executivo tenha esse olhar voltado para as demandas da comunidade.
Gladis Frizzo obteve 3.093 votos, sendo a quinta maior votação das proporcionais em Caxias.
Fazer jus ao voto de confiança
Gladis nasceu em Marau, mas mudou-se para Caxias aos 5 anos. Desde a adolescência mora no Desvio Rizzo, onde, aos 18 anos, iniciou sua jornada no envolvimento comunitário.
— Desde os 18 anos, e até hoje não parei. Entrei na comunidade, comecei a me envolver com trabalhos comunitários. Na amob (associação de moradores), fui presidente e desempenhei diversas funções quando não estava à frente. A gente sempre teve essa ânsia por melhorias — afirma.
Lá se vão 40 anos desde que Gladis assumiu a responsabilidade como liderança regional, e cansaço definitivamente não é uma condição que lhe aflige.
— O mundo está cada vez mais individualista, não conhecemos mais nossos vizinhos, não temos mais vida comunitária. Para abandonar esse papel que desempenhamos, alguém precisa assumir a luta comunitária, precisamos tentar pelo menos influenciar a juventude para que ela possa ter esse gosto. Isso é um dos fatores que me motiva a continuar trabalhando pelas comunidades.
Para tanto, em autocrítica, ela comenta que esperava ter feito mais em seu primeiro mandato, compromisso que, entretanto, assume para os próximos quatro anos.
— Gostaria de ter atendido muito melhor a comunidade, recebemos demanda de diversas comunidades, conseguimos dar todos os encaminhamentos, mas frustra ver algumas (demandas) não realizadas.
QUEM É
Perfil: 58 anos, vereadora, ex-comerciante. É formada em Administração.
Trajetória: foi duas vezes presidente da Associação dos Moradores do Desvio Rizzo, subprefeita do Desvio Rizzo de 2013 a 2016, vereadora suplente na legislatura 2012-2016, assumiu uma cadeira por 20 dias. Foi eleita vereadora em 2016, com 3.975 votos. Reelegeu-se este ano com 3.093 votos.
Referência: Geni Peteffi.
Pessoal: gosta de conviver com a família (filhos e neto) e com a comunidade do bairro Desvio Rizzo.
PROPOSTAS
Gladis Frizzo destaca o que pretende priorizar em seu mandato:
EXCESSO DE LEIS
"Leis já existem aos montes, temos de nos dedicar a fazer uma limpa em algumas que estão ultrapassadas, não servem mais para nada. É um dos meus ideais fazer uma reforma, uma limpeza nas leis."
ÁREAS PRIORITÁRIAS
"Temos de continuar trabalhando nas áreas prioritárias. Não solucionamos nem educação, nem saúde, nem segurança, são eixos que temos de fortalecer a luta."
INFRAESTRUTURA
"Rizzo e Forqueta não têm acessos decentes em loteamentos, que não têm ruas pavimentadas, sequer saneamento. Também é preciso mais creches, as mães precisam colocar seus filhos na escolinha para poder trabalhar tranquilamente."
Leia também
Agricultura continuará sendo bandeira de Velocino Uez, eleito para o segundo mandato na Câmara de Caxias
Estreante na Câmara de Caxias, Marisol Santos promete prioridade na educação
Vereadora mais votada em Caxias, Denise Pessôa promete atenção reforçada aos direitos humanos após a pandemia
Vereadora mais jovem eleita na história de Caxias, Estela Balardin promete atenção a bairros e defesa a mulheres e jovens