Por volta das 22h50 deste domingo (15) de atraso na divulgação do resultado das urnas para Caxias do Sul — e outros diversos municípios do país —, o silêncio da espera por novidades, que já durava mais de duas horas, foi rompido pela comemoração das cerca de 40 pessoas que acompanhavam a divulgação dos resultado das Eleições 2020 no comitê da chapa de Adiló Didomenico (PSDB), no bairro Rio Branco. Ele foi o segundo candidato mais votado do 1º turno, atingindo a contagem de 33.961 votos, que equivale a 15,44% do total.
Leia mais
Pepe Vargas e Adiló Didomenico estão no segundo turno em Caxias do Sul
Conheça mais sobre a vida de Adiló Didomemico, candidato a prefeito de Caxias do Sul
Na primeira parcial, divulgada às 17h27min, o candidato, que concorre na coligação "Levanta Caxias", que inclui Solidariedade, PTB, PSC e PROS, estava em terceira colocação, ficando atrás do candidato Edson Néspolo (PDT). Adiló foi para segunda colocação na parcial divulgada por volta das 19h45 min. No resultado final, foram 2.130 votos de diferença.
— Sabemos que é uma missão muito difícil e respeitamos muito o adversário, mas temos uma militância que faz a diferença e uma população que mostrou que quer renovação, e nós somos a renovação com experiência — afirmou o candidato a respeito da disputa que agora segue contra o candidato Pepe Vargas, do PT, que conquistou 37,17% do eleitorado.
O candidato aguardou a apuração em sua residência, próxima ao comitê, por onde Paula chegou a passar ainda antes do final da divulgação dos votos. Quando a confirmação ao segundo turno começou a se concretizar, ambos chegaram juntos ao local, onde a militância já comemorava com bandeiras. Em entrevista logo após o resultado, o candidato destacou a força que nomes como Neri, O Carteiro, e sua vice, garantiram à campanha.
— Temos uma característica muito boa, sabemos que ouvindo as pessoas a gente erra menos. Vamos aceitar o apoio de todas as lideranças que quiserem o bem de Caxias e quiserem se juntar a nós, mas não vamos rifar a prefeitura em troca de apoio. Caxias já demonstrou que não quer mais isso — completou.
Sobre o candidato
Adiló está no segundo mandato de vereador. Nos dois governos do ex-prefeito José Ivo Sartori, de 2005 a 2012, foi diretor-presidente da Codeca. No governo do ex-prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT), licenciou-se do primeiro mandato como vereador para ser secretário de Obras e Serviços Públicos de 2013 a 2016. Em 2018, concorreu à Assembleia e obteve 23.723 votos.