A partir deste sábado (31), o Pioneiro publica os perfis dos candidatos a vice-prefeito de Caxias do Sul. Confira o primeiro:
A preocupação em resolver os problemas da cidade sempre esteve presente na vida da advogada Andréia Garbin, 44 anos. Tanto que desde muito jovem desenvolve projetos sociais, especialmente ligados às pessoas em situação de rua. No ano passado, resolveu dar um passo além na sua atuação cidadã e se filiou ao PSL, então partido do presidente Jair Bolsonaro. Nele, ocupou cargo na direção estadual e trabalhou como assessora parlamentar.
Mas, com a saída de Bolsonaro da sigla, também resolveu deixar o partido e ingressou no Patriota em fevereiro. A mudança trouxe a oportunidade de concorrer a vice-prefeita ao lado do candidato Nelson D'Arrigo, do mesmo partido.
— Minha entrada na política se deu de uma forma muito simples, de querer ver a mudança em Caxias — diz.
O desejo de uma Caxias melhor é resultado dos valores aprendidos em família. Filha do pedreiro aposentado Jovelino Antonio Garbin e da merendeira de escola, também aposentada, Clodomira Camargo Garbin, Andréia conta que aprendeu a repartir com os cinco irmãos. E não apenas com eles:
— A mãe comprava o material escolar e dividia. Uma caixa de lápis de cor era usada por todos. A gente cuidava para não estragar e, mesmo com pouco, eu sempre conseguia emprestar para os meus colegas na escola. Tenho senso de justiça e de humanidade desde criança.
Conforme Andréia, a condição financeira da família começou a melhorar quando uma das irmãs passou em concurso público e ajudou os irmãos nos estudos. Assim, todos puderam cursar uma faculdade. O progresso não fez com que deixassem de se preocupar com as mazelas.
— Sempre tivemos visão de sociedade humanitária. Quem conhece a Família Garbin sabe da nossa idoneidade — orgulha-se.
Se eleita, a candidata, moradora do loteamento Vitória, quer dar atenção especial aos bairros. Para ela, a comunidade mais periférica está abandonada. Para Andréia, a prestação adequada dos serviços essenciais garante maior qualidade de vida às pessoas e a manutenção da vida da cidade.
— O pai de família que não é bem atendido nos serviços públicos não vai conseguir produzir no trabalho no dia seguinte — entende.
Filhas
Além dos pais e dos cinco irmãos, Andréia tem duas filhas: Raele, 21 anos, estudante de Direito, e Sara, 18, candidata a Rainha da Festa da Uva. É com elas que a candidata gosta de ficar quando não está na correria da campanha.
— Tudo o que a gente faz, faz juntas. Se é caminhar, é as três juntas. Se é tomar chimarrão, é as três juntas — conta a mãe, que é divorciada.
PT
Antes do Patriota, Andréia foi filiada somente ao PSL. No entanto, já fez campanha para o PT em outros momentos. Os casos de corrupção e a atuação do partido a decepcionaram:
— Eu acreditava em um partido de trabalhadores, votei no Lula. A gente queria ver a mudança. Eu realmente acreditei, mas, infelizmente, joguei meu voto fora.
Leia também
Reconhecimento facial e ampliação da coleta mecanizada são promessas no horário eleitoral de Caxias
ÁUDIO: "Se estabeleceu o diálogo do jeitinho", diz Júlio Freitas, candidato do Republicanos a prefeito de Caxias do Sul
Vereador de Nova Petrópolis renuncia após críticas por projetos de redução de salários