O candidato do Patriota a prefeito de Caxias do Sul, Nelson D’Arrigo, é o sétimo a participar do primeiro ciclo de entrevistas com os postulantes ao cargo publicadas pelo Pioneiro. Nas edições de segundas, quartas e sextas-feiras, todos os 11 candidatos estão expressando suas ideias e propostas sobre os 10 temas abaixo. As respostas de todos foram recolhidas simultaneamente pelo Pioneiro e vêm sendo publicadas em ordem alfabética. O próximo candidato a responder será Pepe Vargas, do PT, na edição da próxima sexta-feira.
O empresário Nelson D’Arrigo, que tem atuação no ramo imobiliário, tornou-se candidato à prefeitura de Caxias do Sul pelo Patriota. Estreante no mundo da política, esta será a sua primeira experiência eleitoral.
O candidato está se valendo justamente desta peculiaridade de sua trajetória, sem vínculos anteriores com a política, para buscar se distinguir dos demais postulantes ao cargo, nomes com trajetória no cenário político e partidário. Dessa forma, D’Arrigo tem explorado marcadamente essa caraterística em sua campanha no horário eleitoral em rádio e tevê.
D’Arrigo foi confirmado formando dobradinha com a candidata a vice Andréia Garbin, do mesmo partido, em convenção do Patriota realizada em 8 de setembro. O partido formou chapa pura, mas ganhou o apoio do PRTB, que até esboçou lançar candidatura própria e depois desistiu, assumindo a candidatura de D’Arrigo. O Patriota é o antigo PEN, o Partido Ecológico Nacional, que, na eleição de 2016, foi uma das três siglas que integrou a coligação que elegeu Daniel Guerra prefeito.
1. CASO MAGNABOSCO
"Primeiro, negociar com os familiares a melhor forma possível, para que não seja inviabilizada a capacidade de investimento do município nas áreas como segurança, educação e saúde. Temos convicção de que eles (Família Magnabosco) não têm nenhuma intenção de prejudicar a cidade em que vivem. Segundo, respeitar a decisão judicial após esgotadas todas as instâncias, e todos os atos possíveis de recorrer."
2. CONCESSÃO DO TRANSPORTE COLETIVO
"Vamos priorizar o cliente. Quando assumirmos o governo e tivermos um contrato de concessão em vigor, vamos fazer uma avaliação técnica rígida, comparar com outras cidades (Brasil e Exterior) e renegociar com a empresa detentora da concessão. Segundo nosso objetivo, vamos ter um transporte coletivo que priorize o cliente e viabilize a empresa. Caso tenhamos que fazer uma nova licitação, será construída de acordo com estes princípios. Não abrimos mão de ter o melhor sistema de transporte coletivo, viável e priorizando a população de Caxias do Sul."
3. GESTÃO DAS UPAS
"Em relação à área da saúde, o nosso objetivo é de ter o melhor sistema de saúde pública do Estado do RS. O principal objetivo será de zerar as filas nas UPAs e UBSs. Não abrimos mão de fazer a gestão própria, pois entendemos que temos capacidade e pessoas no quadro da saúde qualificadas para fazer uma gestão modelo."
4. DIÁLOGO COM A COMUNIDADE
"O nosso slogan é: 'Cidade de qualidade tem diálogo e humanidade'. Vou deixar pelo menos dois dias por semana livres na agenda para me dedicar a ouvir a sociedade, empresas pequenas, grandes, médias e micro, entidades, lideranças e as pessoas da nossa cidade. Dar acesso fácil à população ao poder público. Eu amo Caxias, e dialogar, ouvir, será a determinação para toda a minha equipe e comunidade."
5. CARGOS EM COMISSÃO
"Vamos reduzir o número de secretarias das atuais 18 para no máximo 14. A minha orientação é de aproveitar pessoas do quadro atual de funcionários para ocupar cargos. Com estas duas medidas, vamos ter cargos em comissão em menor número e com melhor qualificação. O zelo pelo dinheiro público será o nosso mantra."
6. DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
"Ao contrário de outras gestões, entendemos, sim, que o prefeito tem responsabilidade por geração de emprego e renda, seja incentivando, facilitando o ambiente de negócios, através de atendimento rápido e desburocratizado, seja apoiando a instalação de novos, e finalmente exigindo dos governos estadual e federal recursos necessários e de direito para fomentar o desenvolvimento econômico. Vamos reativar o protagonismo de Caxias. O nosso objetivo é de alcançar um índice de emprego superior à média nacional com dados do Caged (o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Seremos um parceiro incondicional do empreendedor."
7. VALORIZAÇÃO DA CULTURA
"Na iniciativa privada, costumamos afirmar que uma empresa que não valoriza e dá a devida importância para a cultura do negócio tem maus resultados e não se perpetua. Esta afirmativa serve também para as nossas cidades. Se não valorizarmos a cultura de Caxias, estaremos nos omitindo do que temos em relação aos nossos valores. Cultura é o complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade. Portanto, não olhar e não valorizar a cultura do caxiense, de empreendedor, trabalhador, persistente, entusiasmado e criativo, seria uma tremenda ignorância."
8. VAGAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
"Quem disse que ampliar é solução? Vamos zerar o déficit de vagas na educação. Como? a) Aplicando no lugar certo os recursos destinados à educação. b) Usando a criatividade e trabalhando 24 horas na solução. c) Trazendo os recursos e realocando vagas dos governos estadual e federal de direito de Caxias. Seremos totalmente intransigentes neste tema. Não aceitaremos nada menos que não seja zerar o déficit de vagas. Isto é direito da sociedade e dever do governante."
9. COMÉRCIO AMBULANTE
"Não teremos comércio ambulante em Caxias do Sul no nosso governo. Isto é inegociável. Naturalmente que não abandonaremos as pessoas, mas encontraremos formas de realocá-las. Entendemos que o comércio irregular é uma forma de concorrência desleal com o comércio regular que paga impostos e emprega as pessoas."
10. DIRETRIZES PARA A MOBILIDADE
"A diretriz principal é que tenhamos um sistema de mobilidade que contemple todas as possibilidades possíveis e que possam conviver em harmonia. A mobilidade urbana, principalmente em Caxias, considerando aspectos de topografia, clima e zoneamento da cidade, não é de fácil solução. Vamos olhar o que existe de melhor no mundo, ouvir as pessoas, adequar as nossas possiblidades e necessidades e implementar soluções. Não vamos reinventar a roda, já existem soluções, é apenas uma questão de organizar."