O pré-candidato à prefeitura de Caxias, Pepe Vargas (PT), negou a intenção em desistir da disputa ao Executivo municipal após áudio em que falava da possibilidade vazar. A manifestação de Pepe, divulgada pelo site Serra em Pauta, repreendia a resistência de integrantes do PT à indicação do advogado Cláudio Libardi Júnior (PCdoB) como vice da chapa.
"O PCdoB vai sair da aliança. Tem gente falando mal do candidato a vice que eles indicam. Desse jeito, o pessoal não quer ganhar uma eleição. Vocês acham que o PT sozinho consegue ganhar uma eleição? (...) Teve disputa com a nossa gurizada no movimento estudantil tudo bem. Se isso é mais importante do que a disputa contra a direita eu não entendo mais nada. A gente tem que sentar e refletir se o PT quer ou não uma candidatura a prefeito. Me parece que não querem. Os petistas não querem uma aliança. Quando a gente consegue construir uma aliança a pau e corda as pessoas trabalham contra a aliança. É dose. Dá vontade de desistir", afirmou Pepe no áudio.
Ao Pioneiro, o deputado estadual disse que a fala em que sugere a possibilidade de desistir foi "força de expressão".
— Não houve resistência dentro do partido. A ampla maioria achou muito boa a indicação, porém alguns tiveram visão conservadora "ah, porque é muito jovem" (Libardi tem 25 anos). Aí eu fui para cima, onde já se viu isso? Meu áudio foi para questionar. "Ah porque é muito jovem", "porque o PCdoB tem outros nomes". Por favor, querem o quê? Contrariar um aliado histórico nosso? (O desistir) falei como força de expressão — esclarece.
Pepe se diz surpreso com postura que classifica como "conservadora" de parte da militância:
— É importante esclarecer que não é a maioria das pessoas, é de um pequeno grupo, 95% ou mais do partido achou a indicação muito boa. Os outros revelam que tem um setor conservador dentro do PT, que não compreende determinadas coisas.
O pré-candidato também questiona o fato de uma manifestação interna ter sido divulgada.
— O que é mais grave é vazar áudio. Fiz isso no grupo interno do PT, o que revela que quem está ali dentro e fez isso não é do PT, que está ali para criar confusão — ressalta.
PCdoB reitera aliança
Em nota, o presidente municipal do PCdoB de Caxias, Paulo Freitas, avaliou que a situação "tende a ser superada".
"O áudio do Pepe é uma aula política com P maiúsculo. Subscrevemos o seu conteúdo. O PCdoB seguirá empenhado na construção dessa frente eleitoral em Caxias. Tem um compromisso político com a candidatura Pepe Vargas e vai honrá-lo como historicamente sempre fez. Concepções e condutas que criam obstáculos à união de forças - por equivocadas - tendem a ser superadas no próprio processo de construção das frentes políticas", diz a nota.
A manifestação também exalta a indicação de Libardi para composição da chapa:
"Claudio Libardi foi bem recebido pelo PT e dará contribuição politica à altura da grandeza da tarefa a ele confiada. A renovação dos quadros políticos é uma necessidade histórica da luta política".