Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) realizaram carreata pelas ruas de Caxias do Sul na tarde deste domingo (21). Cerca de 25 veículos partiram do entorno da prefeitura e se deslocaram até a frente do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (3º GAAAe) com buzinaço, bandeiras para fora das janelas e guiados por um carro de som tocando hinos e um funk com letra crítica ao Supermo Tribunal federal (STF).
Na frente do quartel, os carros foram estacionados, obstruindo uma das faixas no sentido centro-Rio Branco, e ali o grupo desceu dos automóveis e sacudiu as bandeiras, em meio ao barulho do carro de som. Também foi rezado o Pai Nosso, seguido de aplausos. Depois, os manifestantes retornaram pelas ruas centrais a cidade.
A manifestação reiterava apoio a Bolsonaro e pedia a intervenção no STF e no Congresso.
– Somos intervencionistas, esse ato já é tradicional e é sempre em prol do nosso presidente, mas também pedimos a volta do comércio – afirmou um dos participantes, o aposentado Claudio Dahmer.
Apesar de afirmar que a mobilização buscava a liberação do comércio, o governador Eduardo Leite (PSDB) já anunciou que a Serra voltou à bandeira laranja e que, diante disso, a partir de terça-feira (23) poderá reabrir o comércio de rua com 50% da capacidade de operação.
Dessa vez, os apoiadores de Bolsonaro não tiveram um grupo opositor em frente ao quartel. No último domingo de maio e no primeiro domingo de junho, grupo de integrantes que se dizem antifascistas, ou simplesmente "antifas", se mobilizou em um dos lados da rua, em contraponto ao grupo de apoio ao presidente.