Pelo menos uma das comissões processantes que trata dos pedidos de impeachment do prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves (PDT), deve ter o parecer concluído ainda nesta semana. Sedinei Catafesta (PSD), vereador relator da comissão número 3, analisa os documentos da defesa desde sexta-feira (8), quando os recebeu, e imagina entregar o relatório até o final da semana.
Já Jorge Cenci (MDB), relator da comissão processante número 2, recebeu as razões finais do prefeito no final da tarde desta segunda-feira (11) — prazo final para a entrega da defesa — e ainda não tem uma previsão para conclusão do parecer. Ele entrou na sessão ordinária da Câmara logo após receber os documentos e começaria a análise nesta terça-feira (12).
Conforme o presidente da comissão 2, vereador Fabiano Piccoli (PSB), não há prazo para a entrega dos relatórios. No entanto, imagina que eles estarão prontos nos próximos dias e será possível definir, já na próxima semana, a data das sessões extraordinárias para votação de ambos os pareceres. Piccoli diz que as sessões não serão no mesmo dia.
O processo analisado pela comissão 2 trata de uma denúncia de duas supostas irregularidades imputadas a Claiton, que propôs a abertura de crédito suplementar por decreto para a compra de quatro terrenos para a Secretaria da Saúde. O valor aumentou de R$ 10 mil para R$ 890 mil. O outro item é sobre a compra dos mesmos terrenos sem autorização do Legislativo. O autor do pedido de impeachment é o empresário Glacir Gomes.
O outro processo contra Claiton, a partir de uma denúncia protocolada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), está nas mãos da comissão 3. Além dos dois tópicos que também constam no pedido do empresário Gomes, há outros dois itens na denúncia da OAB: eles dizem respeito, de acordo com o texto, à nomeação de um fiscal municipal para atuar em função privativa de advogado e ao entendimento de que houve quebra de decoro por parte do prefeito Claiton ao reagir a questionamento feito por 15 entidades do município à aquisição de um software para a área da saúde.