O prefeito de Farroupilha, Pedro Pedrozo (PSB), anunciou oficialmente nove secretários que irão compor a administração pública após o impeachment do ex-prefeito Claiton Gonçalves. Quatro dos nomes apresentados, entretanto, devem ser substituídos. Além disso, ainda não foram definidos os titulares das secretarias de Obras e da Saúde, que devem ser anunciados no decorrer dos próximos dias.
Já estão confirmados: Gilberto Galafassi, para a Secretaria de Finanças; Miguel Angelo Silveira, para o Turismo e Cultura; Elda Bruttomesso, em Gestão e Desenvolvimento Humano; Renata Trubian para a pasta de Desenvolvimento Social e Habitação e Vinícius Grazziotin na Secretaria de Educação.
Já os que assumiram temporariamente foram Gelson Alves, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Daniel Troes, na de Desenvolvimento Rural, Alex Gobatto na de Planejamento e Adriano Colferai no Meio Ambiente.
A até então Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude será incorporada à Secretaria de Turismo e Cultura. Pedrozo também anunciou que os cargos de procurador-geral e subprocurador serão extintos e quem ficará responsável pela procuradoria será o servidor Valdecir Pedro Fontanella.
Sobre a movimentação, o prefeito ressaltou que buscou fazer o mínimo de alterações possíveis, mas que as mudanças buscam reduzir gastos e otimizar a atuação do poder público.
— Por que encolher? Com sete meses não possível mexer com toda a estrutura, não temos tempo e o momento da história não permite. Mas é preciso economizar e eliminar cargos que não tem tanta utilidade para o município no momento. Toda e qualquer mudança não é porque estava errado antes, mas pelos novos tempos, o novo normal — destacou, referindo-se à pandemia de coronavírus.
Especificamente sobre a mudança na procuradoria, Pedrozo atribuiu a suposto desconforto da população.
— Tínhamos procuradores do Rio de Janeiro, não precisamos dessa gente. Temos o dr. Valdecir, que é profissional de carreira que nos serve há quase 30 anos e conhece cada detalhe da nossa cidade — ressaltou Pedrozo.
Anteriormente, Pedrozo já havia anunciado que serão unidas as seguintes pastas: Desenvolvimento Rural a Desenvolvimento Econômico; Meio Ambiente e Planejamento; Gestão a Finanças; e Esportes e Cultura à de Turismo.
Confirmados
:: Secretário Municipal de Finanças Gilberto José Galafassi
:: Secretário Municipal de Turismo e Cultura Miguel Angelo Silveira de Souza.
:: Secretária Municipal de Gestão e Desenvolvimento Humano Elda Bruttomesso
:: Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação Renata Trubian
:: Secretário de Educação - Vinícius Grazziotin De Cezaro
Temporários
:: Secretário de Desenvolvimento Econômico – Gelson Alves Parodes
:: Secretário Desenvolvimento Rural – Daniel Troes
:: Secretário de Planejamento – Alex Gobatto
:: Secretário de Meio Ambiente - Adriano Colferai
Indefinidos
:: Secretaria de desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Trânsito (Obras)
:: Secretaria de Saúde