O prefeito Flavio Cassina (PTB) anunciou 13 nomes que irão compor o primeiro escalão da administração municipal de Caxias do Sul. A cerimônia de posse ocorreu na manhã desta quinta-feira (16) no salão nobre da prefeitura.
Com isso, a nova gestão tem os primeiros titulares das pastas municipais. Parte deles já estava nas funções interinamente e outros seguem acumulando também de forma provisória a chefia de algumas secretarias.
O vice-prefeito Édio Elói Frizzo (PSB) irá acumular a Secretaria do Planejamento. A pasta é responsável pelo Plano Diretor do Município, um dos temas que gerou desgaste entre a gestão do prefeito cassado Daniel Guerra (Republicanos) e a Câmara de Vereadores. O projeto de lei aprovado pelo Legislativo foi vetado pelo então prefeito. Após, os vereadores derrubaram o veto e a administração municipal levou o caso para a Justiça.
Na Secretaria do Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana assume o policial rodoviário federal aposentado Alfoso Willembring. É sob os cuidados dessa pasta que está a licitação para o transporte coletivo. O edital lançado pela gestão municipal anterior foi suspenso por Cassina.
— Vamos nos inteirar desse assunto, analisar as possibilidades que temos e, a partir daí, Caxias é uma cidade que não pode parar. O transporte aqui em Caxias é essencial, a mobilidade para quem se desloca ao centro de um bairro a outro é algo essencial. Ainda temos condições muito boas sim, mas temos muito a ajustar e bastante a melhorar também — diz o secretário.
Outra secretaria que envolveu muitas polêmicas recentes, a de Esporte e Lazer também teve o titular apresentado. É Gabriel Citton, técnico da Seleção Brasileira de Handebol de Surdos. Na aba desta pasta está o Financiamento Municipal de Desenvolvimento do Esporte e Lazer (Fiesporte), que teve uma considerável redução na quantidade de projetos beneficiados ao longo dos últimos anos.
— A gente tem de facilitar a vida da população. A gente não pode ter um Fiesporte onde a gente faz de tudo para a comunidade. Aí não precisa ter. A gente tem de contribuir da melhor forma possível, sempre pensando na legalidade — comenta.
Leia mais
Saiba quem é Flavio Cassina, o novo prefeito de Caxias do Sul
Flavio Cassina é eleito novo prefeito de Caxias do Sul
Vereadores elegem governo "tampão" de Caxias nesta quinta
O secretário-geral do PTB caxiense, Hernest Larrat dos Santos, que estava à frente de quatro secretarias interinamente, foi anunciado como titular da Segurança Pública e Proteção Social. Com a definição dos secretários do Trânsito e do Esporte, acumulará interinamente apenas no Turismo.
Outra mudança é na Habitação: assume o engenheiro civil e bacharel em Administração de Empresas Carlos Giovani Fontana, que já foi diretor da pasta. Com isso, Paulo Dahmer, até então interino em três secretarias, ficará apenas no Urbanismo — ele deixa também o Planejamento.
À frente da Secretaria de Meio Ambiente, ficará o geólogo Nério Jorge Susin. Assim, Adivandro Rech que ocupava a função interinamente deixa a administração municipal. O Procon terá o retorno de Dagoberto Machado dos Santos como coordenador. Ele já atuou na função de 2005 a 2016.
Na Fundação de Assistência Social (FAS), na Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) e no Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), permanecem os profissionais que já ocupavam as funções interinamente (confira abaixo).
Dificuldades na composição do secretariado
Durante coletiva após a posse, Cassina disse que tem feito uma busca minuciosa para acertar os nomes rapidamente. Na avaliação dele, é preciso colocar "as pessoas certas nos lugares certos" de maneira ágil para que, apesar do curto período do mandato, consiga trazer benefícios à comunidade. No entanto, admitiu que encontra dificuldades para compor o secretariado.
— Tem pessoas que nós gostaríamos de trazer correndo para o nosso lado, mas estão numa atividade muito forte no mundo aí fora e não puderam aceitar. Então, nós estamos tentando fazer essa composição da melhor forma possível. Daqui a pouco, a gente consegue.
O prefeito disse que neste momento evita indicação de partidos, mas afirmou que conta com a colaboração dos vereadores.
Confira os nomes:
Secretário do Planejamento - Édio Elói Frizzo
Secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Valmir Susin
Secretária de Recursos Humanos e Logística - Valéria Wormann
Secretária da Educação - Flávia Vergani
Secretário da Segurança Pública e Proteção Social - Hernest Larrat dos Santos
Secretário do Esporte e Lazer - Gabriel Citton
Secretário da Habitação - Carlos Giovani Fontana
Secretário do Meio Ambiente - Nério Jorge Susin
Secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade - Alfonso Willembring
Presidente da Fundação de Assistência Social (FAS) - Marlês Sebben
Diretor-presidente do Samae - Idair Moschen
Presidente da Codeca - Nestor Basso
Coordenador do Procon - Dagoberto Machado dos Santos