A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul oficializou a convocação do segundo suplente do PDT, Miguel Graziottin, para assumir temporariamente uma cadeira no Legislativo. O ato foi necessário em razão da sessão extraordinária que será realizada nesta quinta-feira (9), na qual haverá a eleição indireta para prefeito. Com isso, confirma-se o impedimento de Jaison Barbosa (PDT), que tecnicamente é o primeiro suplente, mas está com os direitos políticos suspensos.
A reposição na bancada ocorreu após Ricardo Daneluz (PDT) ter tomado posse como prefeito interino de Caxias — depois de assumir a presidência da Câmara — e tem validade apenas para a sessão da quinta-feira. Após eleito o novo prefeito, Ricardo Daneluz volta à presidência da Câmara e recompõe a bancada.
Já Jaison Barbosa recebeu notificação da Mesa Diretora informando a nulidade jurídica da sua posse. Ele foi condenado por improbidade administrativa, referente a um processo de quando era secretário municipal de Turismo no Governo José Ivo Sartori (MDB), e teve os direitos políticos suspensos.
Anteriormente, Jaison Barbosa havia alegado ao Pioneiro que a suspensão dos direitos políticos, de três anos, já havia se encerrado com a decisão em segunda instância (Tribunal de Justiça do Estado), de fevereiro de 2016. Entretanto, em razão dos recursos tentados pelo ex-vereador, o caso só transitou em julgado em 2018, ano em que passa a valer o prazo de três anos de suspensão.