O Tribunal de Justiça (TJ) do Estado negou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) movida pela prefeitura de Caxias do Sul e manteve a lei municipal que dá o nome da ex-vereadora Geni Peteffi ao Dia Municipal de Luta contra o Câncer de Mama. O texto foi promulgado pela Câmara de Vereadores no dia 4 de julho, após o Legislativo derrubar o veto total que havia sido imposto pelo prefeito Daniel Guerra (Republicanos).
Leia mais
Dia Municipal de Luta Contra o Câncer de Mama terá o nome da ex-vereadora Geni Peteffi
Prefeito de Caxias do Sul veta homenagem a Geni Peteffi
A ação para tentar anular a lei na Justiça foi movida no dia 30 de julho diretamente ao TJ, a quem cabe a análise de processos do tipo. O argumento do município é que a lei fere os princípios da harmonia de poderes e do interesse público. Além disso, argumenta que geraria custos para criação de novos materiais de divulgação. Os argumentos já haviam sido utilizados pelo prefeito para vetar o texto, em 19 de junho.
Na decisão de 24 de setembro, o desembargador Vicente Barroco de Vasconcellos, porém, afirma que a simples alteração no nome da lei não gera "interferência na organização e no funcionamento da administração, pois em nada modifica qualquer ação governamental quanto à matéria versada na lei". O magistrado também afirmou que não há aumento da despesa pública nem ofensa aos princípios e harmonia entre poderes. No despacho, Vasconcellos também declarou a ação extinta.
A procuradora Geral do Município, Cássia Kuhn, disse que a decisão ainda passa por análise da equipe responsável e, caso seja identificado alguma possibilidade de recurso, ele será encaminhado.
Geni Peteffi morreu em 2013 e foi autora do projeto que criou o Dia Municipal de Luta contra o Câncer de Mama, lembrado em 18 de julho. A homenagem à ex-vereadora foi proposta pelos vereadores Edson da Rosa (MDB) e Gustavo Toigo (PDT).