Em meio à polêmica da não autorização de uso da Praça Dante Alighieri pelos freis capuchinhos para a tradicional bênção de Natal, a Câmara de Vereadores de Caxias analisa nesta quinta-feira (26) um projeto que torna o evento religioso lei. Conforme o texto da proposta, a Bênção na Praça deverá ser realizada anualmente na Dante Alighieri, durante o mês de dezembro, nas semanas que antecedem o dia 25. A iniciativa diz ainda que a coordenação do evento será dos freis capuchinhos.
O projeto tramita na Câmara desde dezembro de 2017, quando foi protocolado. Ganhou um substitutivo para adequar a redação e deixar claro que a responsabilidade, caso o evento vire lei, será dos freis. A proposta passou pelas comissões de Constituição, Justiça e Legislação e de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação Cultura, Desporto, Lazer e Turismo e teve pareceres favoráveis de ambas.
Autor da iniciativa, o vereador Velocino Uez (PDT) diz que quando ficou sabendo que a praça não poderia ser utilizada neste ano pelos freis para o evento religioso, solicitou à Mesa Diretora da Câmara que colocasse em votação o quanto antes.
— O projeto vai ser aprovado, com certeza. E caso ele (o prefeito Daniel Guerra) vete, daí sim ele está dizendo que proíbe os freis na praça — destaca Velocino.
Após a primeira discussão, nesta quinta, o projeto retorna para segunda discussão e votação. Se aprovado, é enviado para sanção ou veto de Guerra. Se sancionar, vira lei. Se vetar, o projeto retorna para a Câmara que pode acatar ou derrubar o veto.