Cinco municípios Serra estão com o processo de recadastramento biométrico em andamento: Farroupilha, Canela, Vacaria, Gramado e Bento Gonçalves. A quatro meses do prazo final para o encerramento da revisão biométrica em Farroupilha, o Cartório Eleitoral da cidade recebeu 32.900 atualizações do total de 55.580 eleitores – o número representa 59%. O recadastramento termina no dia 11 de dezembro deste ano.
O chefe do Cartório Eleitoral de Farroupilha, Alexandre Boh- rer, conta que, no início do trabalho, em março, os servidores conseguiram manter a meta de 100 atendimentos por dia. Agora, esse número caiu para 70 atendimentos em média.
– Hoje não temos filas, mas se os eleitores deixarem para o prazo final, vai ocorrer fila longa igual ao que aconteceu em Caxias – prevê Bohrer.
O chefe do cartório diz que, baseado no histórico de outros municípios da região, a previsão é de atingir 80% do total de eleitores.
– Nunca se atingiu o número previsto porque muitas pessoas já deixaram a cidade.
Segundo Bohrer, a previsão é de realizar o recadastramento de cerca de 45 mil eleitores até a data final.
O Cartório Eleitoral de Canela, na Região das Hortênsias, também está realizando o recadastramento biométrico. Com um total de 31.413 eleitores, a revisão foi atualizada até o momento por 13.453 pessoas, ou seja, atingiu 43% da meta. Apesar de o percentual estar abaixo comparado com o de Farroupilha, o prazo final para a revisão em Canela termina em 11 de março do ano que vem.
Apesar dos sete meses para o fim do serviço, a chefe substituta do Cartório Eleitoral de Canela, Gisele Schell, lamenta a baixa procura. O órgão recebe em média 40 pessoas por dia, enquanto a meta estabelecida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é de 72 pessoas por dia.
– Durante a semana, o movimento tem sido bem baixo. Já nos plantões de final de semana, que são realizados uma vez por mês, o número aumenta para 200 eleitores. A divulgação nos postinhos de saúde nos ajuda, mas não atinge o número que a gente precisa.
Se não aumentar o número de atualizações diárias, Gisele prevê que muitos eleitores vão deixar para fazer o recadastramento no último mês.
– Não é o ideal (deixar para o último mês) – lamenta.
Em Caxias do Sul, 48 mil eleitores tiveram o título eleitoral cancelado porque não comparecerem para realizar o recadastramento em 2016. Atualmente, 27.576 eleitores permanecem com o documento cancelado.
Os municípios de Bento, Gramado e Vacaria atingiram 49%, 35% e 32% da meta prevista para cada cidade, respectivamente. Porém, o prazo para o recadastramento vai até 2022.