A Câmara de Vereadores aprovou a convocação da secretária Municipal do Turismo, Renata Carraro, para esclarecer ao Legislativo os motivos que levaram o município a solicitar mudança de região turística no processo de atualização do Mapa do Turismo Brasileiro. Os parlamentares deliberaram por unanimidade o chamamento da titular da pasta.
Na quarta-feira (7), o governo do Estado comunicou o Ministério do Turismo que Caxias do Sul permanecerá na Região da Uva e do Vinho. A movimentação, inclusive, motivou o vereador Elói Frizzo (PSB) a questionar se a convocação de Renata Carraro não perderia o efeito.
— Acho inócua (a convocação). Documento perdeu objeto, uma vez que houve a definição com relação à questão. A gente não pode usar esse instrumento com objetivo de constranger a secretária. Talvez esse requerimento deva ser conduzido à própria comissão que trata do turismo (na Câmara) e seja feita uma reunião de trabalho —sugeriu Frizzo.
Já Gustavo Toigo (PDT) defendeu a manutenção da convocação, argumentando que ainda não há confirmação por parte do Ministério do Turismo sobre a permanência de Caxias na Região Uva e Vinho.
A secretária tem prazo de cinco sessões ordinárias a partir do recebimento da notificação para comparecer ao Legislativo e prestar os esclarecimentos.