Vereadores criticaram nesta semana a falta de reconhecimento do prefeito Daniel Guerra (PRB), sobre supostas similaridades entre projeto de autoria do Executivo — que prevê repasse de kits escolares a escolas de Caxias — com outras propostas protocoladas por parlamentares nos últimos anos. As matérias foram ingressadas no Legislativo pelos vereadores Rodrigo Beltrão (PT), Gustavo Toigo (PDT) e Edi Carlos (PSB).
Na coletiva de imprensa em que anunciou a proposta, Daniel Guerra (PRB) alegou desconhecer matérias semelhantes. Apesar disso, o vereador Rodrigo Beltrão (PT) resgatou, na sessão de terça-feira, registros de sessão de 2012 em que o próprio Guerra — na época vereador — cedeu espaço para o petista apresentar seu projeto.
Em nota, o chefe de Gabinete, Chico Guerra, reiterou que o projeto foi "elaborado e criado por esta administração" e alegou que a repercussão trata-se de "remorso" da "oposição".
"É natural essa reação da oposição, tamanho o remorso em terem estado à frente da prefeitura por oito ou 12 anos, em períodos de maior disponibilidade de recursos, e não terem feito ações como essa. As pessoas precisam olhar para a frente e apoiar iniciativas como a da atual gestão, independente da autoria, com foco naquilo que importa para os estudantes e para Caxias do Sul", diz a nota.