A presidente do PDT em Caxias do Sul, Maria Aparecida Stecca, a Cida, pediu ao vereador Ricardo Daneluz (PDT) para retirar o projeto que propõe o fim do passe livre no último domingo de cada mês no transporte coletivo de Caxias do Sul. A reunião ocorreu na manhã desta terça-feira, na Câmara Municipal. Ela disse que o parlamentar não atenderá à solicitação.
Leia mais:
"Temos que ouvir as ruas", diz autor da proposta sobre o fim do passe livre em Caxias do Sul
Entidades apoiam projeto que propõe a extinção do passe-livre nos ônibus de Caxias do Sul
"O passe-livre não pode retroceder", diz Alceu, ex-prefeito de Caxias do Sul
UAB de Caxias se posiciona sobre projeto que retira passe-livre dos ônibus
Além da retirada do projeto, Cida propôs que o vereador apresente seus argumentos sobre o tema em reunião no PDT e promova uma audiência pública para debater o assunto com a comunidade.
_ Ele não aceita retirar o projeto e disse que sabe que vai ter uma discussão grande e emendas.
Segundo a presidente, a reunião transcorreu de maneira tranquila, mas não houve consenso.
_ Muitas pessoas não aceitam (o fim do passe livre), eu inclusive. Essa discussão não morreu hoje. Internamente, é muito desgastante. O Daneluz pisou na bola. A gente nunca interferiu em projeto de vereador. Esse projeto atinge a bandeira do PDT. Podemos discutir os direitos, mas a gente não retira direitos nunca. Ele poderia ter ido até o partido. Faltou diálogo.
Para a presidente, a solução para as badernas praticadas pelos chamados bondes não passa pelo fim do passe livre, mas por um projeto de segurança.
_ Deveria ter uma força-tarefa em dias de passe livre, como já teve. Um projeto de segurança para o domingo combateria essa questão.
Como alternativa para melhorar o uso do benefício, Cida propõe a criação de um cartão com duas passagens gratuitas para a utilização nos domingos de passe livre.
_ Ficariam registrados os nomes e fotos dos usuários. A Visate saberia antes o número de usuários do passe livre.
Cida aponta ainda a necessidade de discussão para o aumento da idade de 60 para 65 anos para a isenção do transporte coletivo utilizando o critério de renda para a concessão para o benefício.
Convocação
A presidente do PDT disse que Daneluz será convocado para explicar o projeto no dia 7 de março. Ela não acredita que o parlamentar possa ser expulso do partido por conta de seu posicionamento.
_ Expulsão acredito que não. Vamos colocar em pauta e ver qual será o encaminhamento do Diretório e da Executiva do partido.