O governador Eduardo Leite (PSDB) foi cobrado, na manhã desta sexta-feira, quando chegava à CIC para palestra, para que visite o Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza. Álvaro Kerwald, representante do conselho escolar do Instituto, conversou com o governador para que ele destine atenção especial ao colégio. Leite disse que não poderia visitar o Cristóvão nesta sexta, mas que estará na escola em outra data. O governador também disse que não há como o governo destinar R$ 30 milhões para a reforma do Cristóvão e solicitou ao secretário de Educação, Faisal Karam, que veja quais são as urgências da escola.
A licitação para as obras de quase R$ 30 milhões chegou a ser lançada, mas foi suspensa por causa do decreto de contingenciamento de recursos do Governo do Estado. Além de intervenções na estrutura atual, que sofre com rachaduras, goteiras e outros problemas, previa a ampliação do prédio.
A reforma do Cristóvão de Mendoza é uma promessa desde 2012, quando foi incluída no Plano de Necessidades de Obras. Sem saírem do papel, as intervenções voltaram a ser uma promessa em 2016. Estudantes fizeram a ocupação do prédio durante uma mobilização nacional e a liberação do prédio ficou condicionada ao início de obras com conclusão em 2017. O acordo foi firmado com auxílio do Ministério Público. No entanto, mais uma vez, nada aconteceu e o prédio continuou se deteriorando. As alegações do Governo do Estado para o atraso foram entraves burocráticos até que, no ano passado, a licitação foi lançada, mas acabou suspensa antes da conclusão.
Eduardo Leite está em Caxias para a abertura da Festa Nacional da Uva. A cerimônia ocorre às 11h, no Pavilhão Nostra Itàlia (Centro de Eventos). Ele está acompanhado do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior.
Mas antes, Leite irá palestrar para empresários na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias, às 8h. O café da manhã com o governador tem previsão de duração de duas horas. Ele falará sobre metas e desafios para o Rio Grande do Sul.
Essa é a primeira vez que Eduardo Leite participa da Festa da Uva na condição de governador.