Após quase dois anos sem deputado estadual — o último foi Vinicius Ribeiro (PDT), como suplente, de dezembro de 2015 a março de 2017 —, Caxias do Sul voltará a ter representação na Assembleia com a posse, nesta quinta-feira (31), de Neri, o Carteiro (SD) e Pepe Vargas (PT). Não que os caxienses não pudessem contar com parlamentares da legislatura que chega ao fim, afinal, quando eleitos, eles representam todos os gaúchos. Mas ter representante da cidade facilita o acesso e o encaminhamento das demandas. Neri e Pepe, por serem daqui, sabem das necessidades e urgências não só de Caxias, mas de toda a Serra.
A região também terá a estreante Fran Somensi (PRB), primeira-dama de Farroupilha, e o reeleito Elton Weber (PSB), de Nova Petrópolis. Carlos Búrigo (MDB), secretário e chefe de gabinete durante o governo de José Ivo Sartori (MDB), também assumirá uma cadeira na Assembleia. Primeiro suplente da sigla, irá ocupar a vaga de Juvir Costella (MDB), que está no governo de Eduardo Leite (PSDB) como secretário de Transporte.
Serão cinco deputados para empunhar as bandeiras da região e trabalhar por melhorias. Já em Brasília, não haverá nenhum representante da Serra. A região não elegeu deputado federal para essa legislatura. Vale, portanto, cobrar dos eleitos, principalmente daqueles que fizeram votos aqui. Em Caxias, por exemplo, o deputado federal eleito que mais conquistou votos foi Marcel van Hattem (Novo): 17.532. Só ficou atrás do ex-prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) e da vereadora Paula Ioris (PSDB), velhos conhecidos dos caxienses.
Formalidades — Juvir Costella toma posse nesta quinta e encaminha na sexta-feira o pedido para se licenciar do cargo. A partir daí, a Mesa Diretora convoca o suplente. Assim, Búrigo deve assumir somente na semana que vem.
Leia também
Câmara vota acolhimento de pedido de impeachment do prefeito de Caxias na próxima semana
Discurso desafinado no Governo Daniel Guerra
Festa da Uva anuncia entrada franca nos Pavilhões no dia 25