O período de eleições para representantes de bairros e entidades de Caxias do Sul no Conselho Municipal da Saúde encerrou neste sábado, com a escolha do membro que representará os usuários da Região Rural. A eleição foi realizada no posto de saúde do distrito de Fazenda Souza entre as 14h e as 17h30min. Concorrem três chapas, cada uma com um candidato a membro titular e outro a suplente.
Leia mais:
Escolha de membros do Conselho Municipal de Saúde de Caxias pode definir terceirização do Postão
O representante dessa região abrangerá, além de Fazenda Souza, os usuários dos postos de saúde de Vila Oliva, Vila Seca, Criúva e Santa Lúcia do Piaí. A votação é aberta para eleitores maiores de 16 anos, que deverão levar um documento de identificação com foto e comprovante de endereço.
A Região Rural é um dos 10 distritos sanitários da cidade, cada um com um representante no conselho. O órgão é composto ainda por representantes de sindicatos, entidades da sociedade civil organizada, trabalhadores da saúde, hospitais, prestadores de serviço, comunidade científica e órgãos governamentais.
Dos 36 membros do Conselho, 18 são escolhidos por votação entre entidades e regiões e, o restante, por indicação direta dos órgãos que têm representação no colegiado. As votações nos bairros começaram no dia 24 de abril e, até agora, 4 mil eleitores escolheram seus representantes.
A posse está prevista para o dia 22 de maio. A nova composição do Conselho deverá voltar a avaliar a possibilidade de terceirização do Postão 24 horas.
A prefeitura propõe conceder o serviço para reforçar os postos de saúde com servidores atualmente lotados na unidade de urgência e emergência. A proposta foi rejeitada pelos conselheiros no final do ano passado, que aprovaram o reforço nas unidades básicas previsto no programa UBS+ da prefeitura, mas sem a gestão compartilhada do Postão.
No início deste ano, a secretária da Saúde, Deysi Piovesan, afirmou que a proposta deverá voltar a ser apresentada em momento "oportuno", junto com o projeto do novo Plano Municipal da Saúde.