O prefeito Daniel Guerra (PRB) tenta afastar o rótulo de falta de diálogo atribuído a seu governo com uma tentativa de aproximação com a Câmara de Vereadores. A reunião está marcada para a manhã desta sexta-feira, às 10h, no salão nobre da prefeitura. Guerra pretende tratar sobre assuntos ligados a saúde, educação, segurança e mobilidade. O gesto do prefeito é visto com desconfiança, uma vez que o convite é somente para os vereadores em função do espaço físico.
Guerra chamou a reunião com os vereadores para, juntos, Executivo e Legislativo cobrarem investimentos do Governo do Estado no município. O secretário de Governo, Luiz Caetano (PRB), antecipa que o município vai reivindicar recursos para a segurança pública, saúde e transporte escolar dos alunos da rede estadual. Eles também pretendem discutir sobre o Aeroporto de Vila Oliva.
Leia mais
O novo papel do PSD com o ingresso do vice-prefeito
Daniel Guerra quer apoio para cobrar governo do Estado
Gestão de conflitos marca os seis meses do governo de Daniel Guerra, em Caxias
Para o vereador Rafael Bueno (PDT), uma vez que o prefeito valoriza a transparência, a reunião deveria contar com a presença do vice-prefeito Ricardo Fabris de Abreu (que hoje assina filiação no PSD) e ser aberta para os assessores dos vereadores ou, pelo menos, para a imprensa da Câmara de Vereadores.
– Qual é o interesse dele em realizar uma reunião fechada? Ele que não tente colocar a Câmara de Vereadores em uma saia justa com a população pela sua incompetência de não conseguir administrar a cidade – ataca Bueno.
O vereador Alberto Meneguzzi (PSB) também defende que o encontro conte com a presença de assessores e a imprensa.
– A última reunião com o prefeito (com os integrantes da Comissão da Saúde) foi fechada. Não acho legal que a imprensa não tenha acesso a tudo que foi falado – diz o socialista.
Nota da prefeitura sobre o encontro, informa que "a imprensa poderá fazer o registro fotográfico e de imagens no início da reunião, mas não poderá acompanhar o restante do encontro. Os jornalistas poderão aguardar o término da reunião na sala de espera do gabinete."
O petista Rodrigo Beltrão vê a reunião marcada por Guerra como uma oportunidade para ampliar as relações institucionais entre o Executivo e a Câmara de Vereadores, bem como a participação popular.
– Vamos ter muita conversa. Desmarquei meu almoço e compromissos da tarde. Estarei lá para contribuir.
O presidente do Legislativo caxiense, vereador Felipe Gremelmaier (PMDB), também garantiu presença na reunião e diz que recebeu o convite "de forma institucional".
À TARDE, COM A UAB
:: À tarde, o prefeito Daniel Guerra recebe no salão nobre a nova diretoria do União das Associações de Bairros (UAB), que representa os moradores de bairros.
:: No início do governo, em fevereiro, a direção da entidade à época só foi recebida por Guerra na antessala do Gabinete, depois de muita espera.
:: Agora, a nova diretoria da UAB, eleita no início de junho, obteve o agendamento formal do encontro.