Projeto que padroniza as calçadas de Caxias do Sul será votado nesta terça-feira pela Câmara de Caxias do Sul. De autoria do vereador Adiló Didomenico (PTB), a proposta define três opções de pisos para os passeios públicos: concreto reguado, piso intertravado retangular modelo holandês ou basalto quadrado. O projeto, se aprovado, valerá apenas para novas calçadas ou para reformas.
Leia mais
"Ter duas eleições não é problema", diz Marcelo Freixo
Vereador Chico Guerra solicita imagens da Câmara de Caxias para análise
Qual é o custo das prioridades do governo Daniel Guerra
Conforme Adiló, a iniciativa estabelece três diferentes pisos porque, embora o de cimento reguado seja o mais usado mundialmente, os outros dois são bastante comuns na região. No entanto, ele destaca que, no caso do de basalto, fez questão de definir o quadrado, já que o de retalho é um dos grandes responsáveis por acidentes com pedestres.
A prevenção a quedas, ajudando a proteger o pedestre, é um dos objetivos do projeto, que também visa a garantir mobilidade e maior eficiência ao setor público. Segundo Adiló, que já foi secretário de Obras e presidente da Codeca, a administração encontra, muitas vezes, dificuldade em encontrar pedras iguais para repor em determinadas situações. Ele dá o exemplo de pisos danificados pela retirada de árvores, que não são mais comercializados.
– É um projeto singelo, mas vai disciplinar, porque até então cada um faz à sua maneira, e a gente vê muitos pisos escorregadios por aí – acrescenta Adiló.
A proposta recebeu emenda modificativa, do vereador licenciado Flavio Cassina (PTB), propondo largura mínima das calçadas de 2,5 metros.
O vereador Adiló tem, ainda, outro projeto que regra tamanho, declive e acessibilidade das calçadas. A proposta ainda está sendo analisada pelas comissões da Câmara e deve ir à votação, provavelmente, no mês que vem.
Acompanhe as votações da Câmara clicando na imagem abaixo: