Domingo é dia de ir às urnas. Mas, desta vez, para escolher a nova direção da União das Associações de Bairros (UAB) e das 196 associações de moradores de bairros (Amobs) espalhadas por Caxias do Sul. Para a entidade-mãe, como a UAB é chamada, são quatro candidatos disputando a preferência do eleitorado: Valdir Walter, Cassiano Fontana, o Amarelinho, Tania Menezes e Itacir Pegoraro.
Leia mais
Câmara de Bento discute nesta segunda projeto que institui sessões itinerantes
Situação do Caxias Acolhe é questionada na Câmara de Vereadores
Ex-senador Pedro Simon defende renúncia do presidente Michel Temer
Uma polêmica a cada seis dias no governo do prefeito de Caxias do Sul
Todos eles têm atuação no movimento comunitário. Walter e Tania já presidiram a entidade – Walter entre 2011 e 2015 e Tania, de 2003 a 2007. Amarelinho e Pegoraro foram presidentes de bairro. Amarelinho esteve à frente das amobs Alto de Galópolis, Bom Pastor e Vila Lola. Já Pegoraro presidiu a associação do São Victor-Cohab por quatro anos. Pegoraro também concorreu à UAB em 2011 e 2015, mas não se elegeu.
Os moradores votam primeiro para presidente da UAB e depois, para presidente da Amob. Das 196 associações onde haverá eleição, em 40 delas mais de uma chapa concorre à direção. Nas outras 156, não há disputa, ou seja, é chapa única. Mesmo onde não há adversário, é preciso ser realizada a eleição para que a chapa possa assumir o comando da associação.
Apenas sócios das Amobs podem votar. São cerca de 80 mil moradores aptos. No entanto, a expectativa da comissão eleitoral é de que apenas 20 mil pessoas participem do pleito, seis mil a mais do que na última eleição. Em 2015, 14.039 moradores votaram. O voto não é obrigatório, mas quem decidir votar, não pode esquecer de levar um documento de identidade.
Neste ano, 90 urnas eletrônicas – 36 a mais do que no último pleito – estarão recolhendo os votos dos moradores. A eleição ocorre das 8h às 15h, nos bairros e loteamentos, geralmente nos centros comunitários ou nos salões paroquiais. Não haverá urna na sede da UAB.
A previsão é de que o novo presidente, que substituirá Flávio Fernandes, seja conhecido às 22h de domingo. Os eleitos terão um mandato de dois anos.
Leia também
Primeira-dama de Caxias do Sul vai para a linha de frente do governo|
Brasão do município em jaquetas de agentes voluntários de defesa, em Caxias, gera conflito
Relações com o governo de Daniel Guerra se agravam, em Caxias
Vereador fala em afastamento de prefeito de Caxias do Sul
Os candidatos:
:: Chapa 11
Presidente: Valdir Walter
Vice: Alberi de Matos
:: Chapa 12
Presidente: Cassiano Fontana, o Amarelinho
Vice: Daniel Brando
:: Chapa 13
Presidente: Tânia Menezes
Vice: Antônio Pescador
:: Chapa 14
Presidente: Itacir Pegoraro
Vice: Alaor Barbosa
Serviço
:: O que: eleições para presidência da UAB e das Amobs.
:: Quando: domingo, dia 4, das 8hh às 15h.
:: Onde: nos bairros.
:: O que levar: documento de identidade.
:: Quem vota: sócios das associações de moradores.